Nesta quinta-feira (22), a ministra da Cultura, Margareth Menezes, recebeu o convite oficial para participar d’O Maior São João do Mundo, tradicional festa popular realizada em Campina Grande. A entrega foi feita pelo secretário de Cultura do município, André Gomes, que representou a Prefeitura de Campina Grande em visita à sede do Ministério da Cultura, na capital federal.
O convite, carregado de simbolismo e identidade cultural, reforça a importância da presença da ministra em um dos maiores eventos juninos do país. Durante o encontro, além da entrega formal, foi iniciado um diálogo estratégico entre a Secretaria de Cultura de Campina Grande e o Ministério da Cultura, com foco no fortalecimento das políticas públicas voltadas à valorização das tradições nordestinas.
A aproximação entre as duas instituições busca fomentar investimentos, parcerias e iniciativas que contribuam para o crescimento e reconhecimento da cultura popular brasileira, inclusive nas manifestações que integram o ciclo junino.
“Este é um presente que eu trouxe a pedido do prefeito Bruno Cunha Lima e da primeira-dama Juliana Cunha Lima. E para nós, ministra, será uma alegria tê-la conosco, até porque o Governo Federal, através do Ministério da Cultura, tem essa presença efetiva dentro d’O Maior São João do Mundo. Então será uma alegria: o mundo se encontra em Campina Grande durante O Maior São João do Mundo”, frisou o secretário André Gomes.
Na ocasião, a ministra agradeceu o convite, bem como exaltou a potência cultural da Rainha da Borborema, celebrando grandes artistas que enalteceram o nome da cidade, em nível nacional, a exemplo da Rainha do Xaxado, Marinês.
Margareth confirmou ainda sua vinda à Campina Grande, apesar de ainda não ter uma data para tal:
“É uma cidade que eu tenho carinho e eu agradeço muito o convite. Irei aparecer, não sei se exatamente no São João, mas vou. Parabéns a Campina Grande, muita música, muita festa! São João é uma festa maravilhosa do nosso Brasil, brasileiríssima, e Campina Grande está de parabéns pelo grande São João que faz”, concluiu a ministra.
O secretário concordou ainda que o São João de Campina Grande é a expressão viva da identidade cultural, da economia criativa e da força do povo nordestino. Ele reforçou o desejo de que a parceria entre os entes públicos continue rendendo frutos para a cidade e contribuindo com o desenvolvimento cultural de todo o Brasil.
“Quando o turista vai a Campina Grande ele vai para ver o que temos de melhor, que é a nossa cultura, nosso artesanato, nossas quadrilhas juninas, grupos folclóricos, trios de forró, bandas de pífano, nossa gastronomia. De fato, a cultura e a arte pulsam na veia do povo campinense”, finalizou André.
Codecom