O Curso de Formação Ronda da Mulher, promovido pela Prefeitura de Campina Grande, será encerrado na tarde desta quinta-feira, 22, no Teatro Rosil Cavalcante. Nesta quarta-feira, 21, a comandante da Ronda da Mulher, a guarda civil municipal Valberlândia Virgulino, falou sobre a importância do trabalho de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica.
Comandante e subcomandante da Ronda da Mulher – Valberlândia Virgulino e Jéssica Garrido, respectivamente
O curso é realizado sob a coordenação do Gabinete do Prefeito, da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e da Guarda Civil Municipal,
Na ocasião, a guarda civil municipal e comandante da Ronda da Mulher, Valberlândia Virgulino, destacou que o grupamento Ronda da Mulher da Guarda Civil Municipal tem sido essencial para que as mulheres tenham uma rotina tranquila, neste período de um ano e dois meses de funcionamento.
Segundo Valberlândia, já foram realizados mais de 2 mil monitoramentos, foi efetuada a prisão de um agressor e outras intervenções foram realizadas. Atualmente, o Grupamento Ronda da Mulher de Campina Grande está com 30 guardas municipais atuando.
“Nas guarnições da Ronda da Mulher geralmente tem a participação de duas mulheres. É primordial a figura feminina porque passa mais segurança, mais confiança e credibilidade à mulher vítima de violência”, disse Valberlândia.
A Formação
Durante a formação foram apresentados os temas: Letramento Racial e LGBTQIA +, com a participação das representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas): Rosângela Florêncio e Bell Brasil. Já a psicóloga Luíza Maria Alfredo da Silva falou sobre Psicologia e Violência Doméstica.
Nesta quarta-feira à tarde foi apresentado o tema ‘Conduta, Ética, Técnica e Legalidade da Guarda Municipal’. Em seguida, a comandante da Ronda da Mulher (Valberlândia Virgulino) e a subcomandante (Jéssica Garrido), falaram sobre o trabalho desenvolvido pela Ronda da Mulher no atendimento às ocorrências de violência doméstica.
Encerramento
Nesta quinta-feira, 22, o Promotor de Justiça, Clístenes Bezerra de Holanda, vai ministrar palestra sobre o papel do Ministério Público no combate à violência contra a mulher. As delegadas Karine de Lima e Laura Fonseca vão falar a respeito da “Aplicação das Medidas Protetivas” e “Feminicídio”. À tarde serão apresentados os documentários ‘Eles matam mulheres’ e ‘Roda de Conversa’.
No encerramento do curso a Escola Municipal de Serviço Público (Emusp), fará a entrega dos certificados aos guardas civis municipais participantes.
Codecom