As chuvas registradas em Campina Grande, nos últimos dias, mobilizaram a Defesa Civil do Município, que está monitorando a situação na cidade para prevenir possíveis transtornos. O órgão tem acompanhado as áreas de risco e, até o momento, não registrou ocorrências graves relacionadas às precipitações.
Durante o período de chuvas, a Defesa Civil de Campina Grande, vinculada à Secretaria de Obras (Secob), está realizando ações para conter os impactos, incluindo o monitoramento de áreas de risco, além da fiscalização, conscientização e orientação da população.
“A Defesa Civil faz o monitoramento das áreas de risco. Se for necessário desentupir um bueiro, abrir uma vala ou alguma situação dessa, a gente solicita à Sesuma. Em caso de resgate de urgência, é chamado o Corpo de Bombeiros, que também é um parceiro. Tudo isso é um trabalho feito em conjunto”, destacou Brayner Neiva, gerente de operações da Defesa Civil de Campina Grande.
Atualmente, a cidade possui cerca de 50 pontos de alagamento e nenhum deles apresentou problemas significativos por acúmulo de água nos últimos dias, mesmo com as chuvas, tendo o escoamento das águas pluviais funcionado perfeitamente.
A cidade, inclusive, não está sob nenhum alerta de perigo de chuvas intensas emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com os dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a média registrada nas últimas 48 horas, até as 17h desta sexta (11), nas cinco áreas monitoradas na cidade, foi de 12 milímetros (mm). O maior índice pluviométrico nas últimas 48h foi registrado no bairro Jardim Paulistano (17 mm) e, em seguida, no Cruzeiro e Bodocongó, ambos com registro de 13,2 mm.
Orientações e prevenção
Diante da previsão de mais chuvas para os próximos dias, a Defesa Civil orienta a população a adotar medidas de precaução para evitar acidentes e minimizar os impactos das precipitações.
Cidadãos devem evitar transitar em áreas alagadas e manter-se atento a sinais de risco, como o surgimento de rachaduras em paredes e inclinação de postes ou árvores. Em caso de necessidade, deve ser acionado o serviço emergencial, pelo telefone 199. Além disso, recomenda-se reforçar a limpeza de calhas e ralos para facilitar o escoamento da água e evitar entupimentos.
Para quem reside em áreas de risco é essencial acompanhar os alertas meteorológicos e, se necessário, procurar um local seguro.
Tempo
A previsão do tempo em Campina Grande é de céu nublado a parcialmente nublado e são esperadas chuvas intercaladas por períodos sem chuva, com temperatura máxima de 25° e mínima de 19°.
Central de Atendimento
Em casos de alagamentos e inundações, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, pelo telefone (83) 3330-0968 ou através do contato via WhatsApp (83) 99819-9079. A Defesa Civil possui uma equipe de plantão 24 horas, para atender à população.
Codecom