Equipes da Defesa Civil e da Vigilância Sanitária realizam a cada três meses vistorias nos caminhões-pipa que transportam água potável para as áreas rurais de Campina Grande. A vistoria deste trimestre foi iniciada na segunda-feira, 5, com os veículos contratados pelo Exército para a Operação Carro-Pipa. O trabalho tem como objetivo verificar se há risco de contaminação da água transportada nesses veículos.
Entre os itens vistoriados nos veículos estão as mangueiras utilizadas, luvas e todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) do motorista. Também é verificado como é feito o armazenamento no veículo.
Diariamente, representantes da Defesa Civil, Vigilância Sanitária e do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado acompanham a distribuição de água potável realizada por meio da Operação Carro-Pipa. Em Campina Grande o transporte de água potável é feito por 15 caminhões, sendo cinco contratados pelo 31º BIMtz e 10 contratados pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Ruiter Sansão, já foram vistoriados os caminhões dos motoristas responsáveis pela distribuição de água potável às populações atingidas por estiagem através da Operação Carro-Pipa. Na terça-feira, 6, foi iniciada a vistoria dos caminhões contratados pela Prefeitura de Campina Grande, ação que deve ser concluída nesta quarta-feira (7). A Operação Carro-Pipa é responsável pelo abastecimento de 100 cisternas comunitárias da zona rural.
Codecom