A população de Campina Grande poderá receber no próximo sábado, 14, alertas sonoros diretamente nos aparelhos celulares como parte do teste do sistema Defesa Civil Alerta. A nova ferramenta será utilizada para orientar a população sobre situações de risco, como chuvas intensas, inundações e deslizamentos.
A ação integra uma iniciativa nacional, coordenada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), e envolve os nove estados do Nordeste.
Modelo da mensagem usada no estado de Pernambuco
Na Paraíba, o teste será realizado oficialmente em quatro municípios: João Pessoa, Alagoa Nova, Itatuba e Coremas. No entanto, cidades próximas, como Campina Grande, também podem ser alcançadas pelos alertas sonoros. O objetivo inicial é familiarizar a população com o funcionamento do sistema, que já está em operação nas regiões Sul e Sudeste do país.
O sistema utiliza a rede de telefonia celular para emitir avisos gratuitos, com som e mensagem de texto, mesmo que o celular esteja em modo silencioso. O alerta aparece em forma de pop-up na tela do aparelho, suspendendo qualquer outro conteúdo em uso. O serviço não exige cadastro prévio e está disponível para dispositivos Android e iOS, lançados a partir de 2020, com cobertura de rede 4G ou 5G.
Durante o teste do dia 14, as mensagens serão enviadas para os celulares das pessoas localizadas nas áreas previamente definidas, com o intuito de testar a abrangência e a eficiência do sistema.
Serão dois níveis de alerta possíveis: _*Extremo:*_ exige ação imediata da população para se proteger. Severo: indica um risco elevado, permitindo mais tempo de preparação.
A Defesa Civil de Campina Grande reforça a importância para que a população não ignore os alertas, compreenda o funcionamento da nova tecnologia e esteja atenta aos avisos que possam surgir, principalmente em períodos de risco hidrológico.
Codecom