O objetivo da reunião foi apresentar todas as instruções legais referentes à eleição para gestores, alterada pela lei 6.151/2015, aprovada na Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Romero Rodrigues, contemplando o princípio da gestão democrática. Durante o encontro, as escolas e creches foram orientadas sobre a formação da comissão eleitoral, que deve contar com um representante dos pais de alunos; um representante do magistério; um funcionário de apoio escolar; e ainda um representante dos alunos, que tenha mais de 9 anos de idade.
As comissões eleitorais de cada unidade educacional serão responsáveis por encaminhar a documentação dos candidatos aos cargos de gestores e gestores adjuntos, caso haja, para inscrição que deve ocorrer nos dias 22 e 23 de novembro, na Diretoria de Apoio às Escolas da Secretaria de Educação (Seduc). Os resultados das homologações das candidaturas serão divulgados no dia 28 de novembro no mural da Seduc.
Após o registro das chapas, os presidentes das comissões irão participar de uma reunião com a comissão central, composta pela secretária de educação do município, Iolanda Barbosa; representantes das gerências de ensino fundamental e infantil; diretoria de apoio às escolas; o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste e da Borborema (Sintab); o Conselho Municipal de Educação; além da Inspetoria Técnica de Ensino. A reunião com os presidentes das comissões deve acontecer no dia 29 de novembro e vai servir para que sejam repassadas as orientações gerais sobre o dia do pleito, no dia 4 de dezembro.