Diferente de outros anos, quando apenas as viaturas de operações eram apresentadas, a Superintendência de Trânsito de Transportes Públicos (STTP) vai realizar um desfile mais que especial, dentro de um projeto desenvolvido pela Divisão de Educação de Trânsito- DET, levando a avenida quatro pelotões com cerca de duzentas crianças e adultos representando as principais campanhas educativas realizadas pelo órgão, além de um pelotão especial dos projetos desenvolvidos pela autarquia.
Assim, como vem ocorrendo desde 2019, neste ano, também haverá a participação de várias equipes do setor de educação de trânsito durante o desfile cívico, trazendo novidades para o público como um pelotão de “agentes multiplicadores”, formado por alunos do 4º ano da rede municipal de ensino, e que atuam como agentes multiplicadores de boas práticas no trânsito na comunidade escolar abordando a temática “É na faixa que a vida pede passagem”.
Em outro pelotão será destacado o “projeto EDUCA”, que trata da abordagem da Educação Para o Trânsito em sala de aula, em diversas escolas públicas do município. O programa busca desenvolver uma Mobilidade Consciente, onde alunos do 1º ao 9º ano vivenciam o conhecimento e a prática das regras de trânsito, objetivando a formação de cidadãos que contribuam com um trânsito mais humano e seguro.
O terceiro pelotão, um dos mais carismáticos na participação da STTP, é formado por “Agentes Mirins”, onde cerca de 70 crianças filhos de funcionários do órgão e de colaboradores da comunidade, estarão desfilando demonstrando a harmonia entre a gestão pública municipal, o quadro de servidores e a comunidade em geral.
Outro pelotão é o do NEAT – Núcleo de Estudos de Acidente de Trânsito – criado pela STTP e vencedor de diversos prêmios nacionais de Mobilidade Urbana. O NEAT tem como principais parceiros: SAMU, CPTRAN, Corpo de Bombeiro Militar e PRF; todos somando forças com a STTP para a redução de acidentes, através de estudos que resultam em ações rápidas que salvam vidas no trânsito de Campina Grande.
Pelotões de Trânsito – As equipes da coordenação e da gerência de trânsito da STTP, também integram as apresentações durante o desfile cívico apresentando três pelotões:
Ciclomob – Uma equipe de agentes de trânsito da Ciclomob também fez parte da programação. O trabalho do grupo é realizado utilizando bicicletas, e estão focados na fiscalização das ciclovias e ciclofaixas, e outros pontos específicos da cidade como faixas de pedestres, além de colaborar nas campanhas educativas voltadas para a redução de acidentes. Essa equipe conta com oito ciclistas agentes de trânsito, devidamente capacitados para realizarem o novo projeto.
Piloto Legal – Agentes de Trânsito monitores do projeto “Piloto Legal”, também estarão formando outro pelotão integrante do desfile da STTP. O projeto, consiste num curso de pilotagem de motocicletas nível 1, e que tem como público alvo qualquer interessado que possua CNH categoria “a”, dentro da validade, que possua motocicleta e capacete. O curso já capacitou cerca de 1000 motociclistas, tem uma carga horária de 8 horas, dividido em aulas teóricas e práticas, sendo abordados temas como inspeção preventiva da motocicleta, legislação de trânsito, postura em curvas, técnicas de frenagem, deslocamento em grupo, entre outros, estando disponível para empresas privadas e demais órgãos públicos.
Drone Carcará – sobrevoando por toda a área deste desfile, o drone da sttp, foi apresentado ao público presente na Avenida Floriano Peixoto. Batizado de Carcará, em homenagem à ave típica de nossa região, o drone da STTP está auxiliando desde 2020 as operações diversas no planejamento de ações de engenharia, estudos estatísticos, no monitoramento e na fiscalização de trânsito. A aeronave está sendo operada pelos agentes de trânsito do Núcleo de Operações Remotamente Controladas (Norc).
Codecom