Campina Grande celebrou, neste domingo (7), o Dia da Independência do Brasil com o tradicional desfile cívico-militar realizado na Avenida Floriano Peixoto, no Centro da cidade. A programação teve início às 7h30, com o hasteamento das bandeiras na Praça da Bandeira, realizado por representantes das forças militares e o prefeito da cidade, Bruno Cunha Lima, e reuniu centenas de pessoas, entre público e participantes.
Este ano, o desfile contou com a participação de 8 mil pessoas distribuídas em 76 instituições, sendo 17 escolas municipais; 16 das forças de segurança; além de mais 14 entidades religiosas, filantrópicas e civis; 27 bandas, fanfarras e Filarmônica Epitácio Pessoa, que deram o tom festivo ao evento.
Giovani Gonçalves, campinense de 83 anos, considera prestigiar o desfile uma forma de demonstrar respeito pelo país. “É uma questão de respeito. Venho todos os anos, e para mim é uma satisfação acompanhar o desfile, ver a apresentação dos militares, das crianças homenageando a pátria. Enquanto eu tiver vida, estarei aqui para assistir.”
Os desfiles percorreram aproximadamente 750 metros, com concentração em frente à Catedral Diocesana Nossa Senhora da Conceição e encerramento no Teatro Municipal Severino Cabral.
De acordo com o Secretário de Educação de Campina Grande, Raymundo Asfora Neto, o momento reforça a importância de unir a comunidade escolar e valorizar o sentimento de pertencimento. “O desfile de 7 de setembro é um momento de integração das famílias, dos estudantes e de toda a cidade. É também uma oportunidade de reconhecer o esforço das escolas e instituições que trabalham a cidadania e o civismo com nossos jovens”, destacou.
O desfile de 7 de setembro em Campina Grande reafirma a tradição de valorizar a Independência do Brasil, reunindo gerações em torno do civismo, da cultura e da educação.
Codecom