Ação terá participação de equipes das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Procon
Em Campina Grande o Dia do Estudante, celebrado na próxima quarta-feira, 11, será marcado por uma mobilização do programa Busca Ativa Escolar. Neste dia, mais de 50 profissionais vão atuar no Complexo Aluízio Campos, em busca de crianças e adolescentes que estejam sem matrícula ou em falta nas aulas remotas. A ação será coordenada pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Campina Grande (Seduc), mas será integrada também por equipes das Secretarias Municipais da Saúde, Assistência Social (Semas) e do Procon Municipal.
A Busca Ativa Escolar desta quarta-feira contará com assistentes sociais, professores e com o apoio pedagógico das escolas. Na ocasião, também será realizada a distribuição de máscaras descartáveis.
Para o secretário municipal de Educação, Raymundo Asfora Neto, a ação faz parte de uma estratégia para conscientizar as famílias sobre a participação das crianças e adolescentes nas aulas remotas. “Considerando que a TV, através do programa Campina na Escola, proporciona um acesso mais democrático aos estudantes da rede, a gente não enxerga o porquê de alguns estudantes estarem fora da escola. Por isso, vamos intensificar esse processo de conscientização, indo até onde os alunos moram, indo até a comunidade, para sensibilizar e falar da importância da Educação para o futuro. Esperamos um resultado promissor com esta ação, já que uma equipe robusta está sendo mobilizada e conta com a parceria da Secretaria de Saúde, Assistência Social e também do Procon Municipal”, explica.
O coordenador do programa Busca Ativa, Júnior Patrício, conta como se dará a ação neste dia do Estudante. “A Busca Ativa Escolar é estratégica, neste momento de crise, porque conta com um desenho intersetorial, já testado, que pode atender às várias políticas públicas, além da Educação. Estaremos, com base nas informações repassadas pelas escolas do Complexo Habitacional Aluízio Campos, fazendo a busca propriamente dita junto aos alunos que encontram-se sem frequência escolar. Buscando-os em seus domicílios e identificando os motivos que os levaram a deixar de cumprir com a frequência escolar, auxiliando-os a retornar ao ambiente escolar”, afirma.
Busca Ativa Escolar
O programa “Chamada Escolar – Incluir para Educar”, criado por meio da Lei Municipal 7.881/2021, tem como objetivo identificar crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, fora da escola, acionando diferentes áreas do poder público e da sociedade, para garantir que os mesmos consigam ser matriculados e frequentar as aulas.
Ação Busca Ativa – Dia do Estudante
Data: 11/08/2021 (quarta-feira)
Ponto de encontro: Escola Municipal Escritora Lourdes Ramalho
Endereço: Rua Des. Miguel Levino de O. Ramos
Horário: 9h.
Codecom