Integrando a programação cultural do Campina Folia 2023, a Feira Central, patrimônio imaterial de Campina Grande, será o cenário para uma aula-espetáculo em homenagem ao Dia do Frevo, na próxima quinta-feira (9). Intitulada de “Frevando”, a ação, que é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura (Secult), contará com a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
Seguindo na perspectiva artística educacional será promovido um cortejo com uma frevioca no espaço, mobilizando agentes culturais e comerciantes nesta intervenção. Além da participação de crianças assistidas pela Semas, que conhecerão a história do ritmo, poderão produzir adereços carnavalescos, com a professora do Centro Cultural Lourdes Ramalho, Carmem Sheila, e até arriscar tradicionais passos, com o professor Rodrigo Araújo.
Araújo explicou que a ideia é construir conhecimento por uma vivência lúdica, a partir de brincadeiras e de movimentos do cotidiano que fazem parte das coreografias do Frevo.
“Movimentos que expressam alguns nomes que eles tenham conhecimento como Saci, o girassol e assim fazer com que haja um retorno educativo através da brincadeira”, completou.
A secretária de Cultura, Giseli Sampaio, também reforçou a importância lúdica, pedagógica e artística de viver e reviver aspectos da dança, que se encontra com a música, o movimento, a história, e, é claro, a memória.
“O Frevo é considerado patrimônio cultural brasileiro, traz exatamente toda essa construção de corporeidade do criador, da composição musical. Vamos realizar essa aula espetáculo com esse intuito de conhecer a história, a memória, a importância desse importante folguedo carnavalesco. Mas também experimentar toda a alegria e toda irreverência que só o frevo propaga. Viva 9 de fevereiro, uma das principais manifestações culturais brasileiras”, finalizou.