Na manhã deste sábado, 05, data em que se comemora do Dia Mundial do Meio Ambiente, o prefeito Bruno Cunha Lima fez uma visita ao Horto Florestal da cidade (Viveiro de Mudas), localizado no bairro do São Januário, antiga sede do Ibama. Bruno foi recebido pelo secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Geraldo Nobre Cavalcanti, que na ocasião apresentou ao prefeito a atual estrutura das instalações, falou sobre a ação das equipes da Coordenadoria de Meio Ambiente e das dezenas de espécies de mudas (ornamentais e frutíferas) levadas à população por meio de doações ou plantios em áreas públicas da cidade.
Bruno Cunha Lima ressaltou, que o importante não é apenas a produção das mudas, mas também incentivar a população a fazer o plantio e o reflorestamento da cidade com plantas nativas da caatinga e do semiárido, entre outras espécies. Segundo o prefeito, é necessário estimular o replantio e manter o cuidado com a natureza a partir das residências domiciliares, seguindo para as ruas e regiões próximas às residências, bem como nos parques, escolas e espaços públicos de Campina Grande.
O prefeito disse que é um orgulho, para gestão, poder trabalhar e incentivar a responsabilidade sócio ambiental. “É obrigação da gestão, e de cada um de nós, cuidar do meio ambiente”, afirmou Bruno.
O secretário Geraldo Nobre também falou sobre a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente, entendendo ser necessário estimular mudanças de atitudes e conscientizar globalmente a população para a preservação do meio ambiente.
Para Geraldo Nobre, Campina Grande tem contribuído no benefício ao meio ambiente com programas e ações, a exemplo do “ Rodando Limpo”, que recolhe mensalmente cerca de 30 toneladas de pneus inservíveis, dando um destino ambientalmente correto. Outro programa é o “Recicla Campina”, mantido nos principais eventos da cidade (Maior São João do Mundo e eventos religiosos que acontecem no período de Carnaval, entre outros eventos de menor porte), retirando anualmente mais de 40 toneladas de materiais recicláveis da cidade e, também, garantindo renda para dezenas de catadores de cooperativas da cidade.
Minha Árvore
Geraldo Nobre destacou ainda o projeto Minha Árvore, coordenado pela Sesuma e responsável pela produção, plantio e a distribuição de milhares de espécies nativas (frutíferas e ornamentais). O projeto, que é ampliado a cada ano, vem reduzindo o déficit florestal da cidade. Em oito anos de realização, o Minha Árvore foi responsável pelo plantio de 23 mil mudas de árvores e a distribuição, para a população, de outras 30 mil mudas (produzidas no Viveiro Municipal). A ação tem contribuído para o meio ambiente e tornando Campina Grande uma cidade ambientalmente mais correta, com melhor clima e biodiversidade e menos poluição.
Ainda com relação ao meio ambiente, o titular da Sesuma destacou a limpeza urbana da cidade, desde a coleta domiciliar, limpeza de terrenos baldios e de canais, contribuindo assim para uma cidade despoluída e melhor para se viver. “Para isso, temos todo o apoio do nosso prefeito, Bruno Cunha Lima, que vem dando continuidade às ações implementadas na gestão do ex-prefeito Romero Rodrigues e ampliando os cuidados com a cidade”, disse Geraldo Nobre.
Dia do Meio Ambiente
A data 05 de junho foi escolhida por coincidir com o dia de realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, também conhecida como Conferência de Estocolmo, realizada em 1972, quando iniciou-se uma mudança no modo de perceber e tratar as questões ambientais.
Codecom