A Secretaria de Saúde de Campina Grande, por meio do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), realiza nesta sexta-feira, 17, uma ação em alusão ao Dia Mundial da Prematuridade. Na ocasião, haverá massagem de Shantala para os bebês, distribuição de polvinhos para os recém-nascidos e uma ação de cuidado e beleza para as mamães.
A campanha Novembro Roxo, que chama a atenção para o assunto, este ano tem como tema: “Pequenas ações, Grande Impacto: Contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares”.
A campanha é importantíssima para conscientizar a sociedade. Inclusive, nesta semana da prematuridade, uma mulher em Campina Grande deu à luz após sofrer uma queda e descobrir que estava gestante. O parto aconteceu no Hospital de Trauma e a gestante foi encaminhada para o ISEA, tendo recebido alta posteriormente. Como estava na vigésima semana, o bebê, que era um prematuro extremo, não resistiu.
“A identificação de uma gravidez na vigésima semana é uma identificação tardia. Prevenir a prematuridade é fazer um pré-natal bem feito para evitar que o bebê venha a nascer prematuramente ou, em assim sendo, para que a conduta seja a melhor possível. O prognóstico da criança prematura depende muito da assistência neonatal que a criança vai ter e aqui no ISEA nos temos casos de crianças que nasceram com 600 gramas e sobreviveram”, disse o médico obstetra e ginecologista João Alves Macedo.
Esse é o primeiro caso de morte por prematuridade na cidade desde 2021, e aconteceu justamente na semana da prematuridade. Ou seja, nos três últimos anos, a cidade não tinha mortes catalogadas em que a causa determinante foi a prematuridade, de acordo com os dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM).
Por isso, a campanha é tão importante. Entende-se por parto prematuro o nascimento de bebês nascidos antes das 37 semanas de gestação, sendo esta considerada uma das principais causas de mortalidade infantil.
No ISEA, que é referência em gestação de alto risco para 160 municípios, após o nascimento prematuro são disponibilizadas aos recém-nascidos estruturas específicas como UTI Neonatal, Semi-Intensiva, Berçário Intermediário e Ala Canguru, respectivamente, oferecendo um suporte clínico com equipes extremamente especializadas para o acompanhamento e desenvolvimento destes bebês. Além disso, o Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro oferta leite materno às crianças prematuras de todas as maternidades da cidade.
O contato pele a pele precoce oferece muitos benefícios para o bebê prematuro, tanto enquanto são pequeninos quanto em longo prazo, com repercussões significativas para toda a vida da criança. Os prematuros extremos, os mais vulneráveis, são os mais beneficiados por esse contato, é o que têm mostrado os estudos realizados pela Organização Mundial da Saúde, que recomenda essa prática que traz inúmeras vantagens para o desenvolvimento do bebê prematuro.
Codecom