Autor: Notícias PMCG

Dia Mundial de Combate ao Tabagismo: Campina Grande lança campanha visando ao São João

Campanha Quebre o Ciclo do Fumo visa combater o uso de cigarro convencional e cigarro eletrônico no São João.

31/05/2023 17h54 Atualizado há 4 meses

Esta quarta-feira, 31, é o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo. Em Campina Grande, o programa de controle do tabagismo Campina Livre do Fumo lançou a campanha “Quebre o Ciclo do Fumo”, que busca combater o cigarro convencional e eletrônico durante as festividades de São João.

O lançamento aconteceu no Terminal de Integração. Foram ofertados serviços de ventosaterapia, teste de glicemia, vacinação, aferição de pressão arterial e encaminhamento para o programa de controle de tabagismo do Município.

“Estamos realizando o dia D em alusão ao dia mundial e o lançamento da campanha, que vai passar por escolas falando de prevenção e promoção à saúde, passando pelas festas de São João para mostrar que o tabagismo é uma doença e que tem tratamento por meio do SUS”, disse a coordenadora do programa Campina Livre do Fumo, a psicóloga Bianca Andrade.

A campanha busca conscientizar principalmente a população jovem sobre o uso dos vapers (cigarros eletrônicos). “Nossa campanha quer alertar a respeito do cigarro eletrônico porque não é só vapor de água, é cigarro e causa dependência. Então fazemos esse alerta para que você diga não, pra que você Quebre o Ciclo do Fumo”, disse Bianca.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o cigarro é responsável por 90% dos casos de morte em pessoas com câncer de pulmão. Além do câncer de pulmão, fumar pode causar danos em outras partes do corpo e problemas cardiovasculares.

Programa e dados – O programa tem 16 anos de atividades e já reabilitou milhares de pessoas. As ações são desenvolvidas, atualmente, em 50 Unidades Básicas de Saúde. Em 2021, 536 passaram pelo serviço. Em 2022 foram 645 tabagistas e neste primeiro quadrimestre de 2023 já são 142 pacientes. Os dados mostram que 81% dos inscritos inicialmente em média conseguem parar de fumar. O Ministério da Saúde entende que pelo menos 30% precisam deixar o cigarro para que o projeto seja considerado eficiente na cidade.

Funcionamento – O trabalho é desenvolvido com grupos de fumantes de forma multidisciplinar. Os interessados em participar devem procurar um dos serviços. Os grupos são formados com 15 a 20 pessoas que se reúnem para receber orientações e acompanhamento de médicos, psicólogos, dentistas e assistentes sociais para ajudar a deixar o cigarro. Eles também recebem medicação, a exemplo do adesivo utilizado para diminuir a vontade de fumar e antidepressivos. Em algumas unidades as reuniões acontecem no período da noite para propiciar que os trabalhadores não deixem de participar.
Terapias diferenciadas – Em Campina Grande foram desenvolvidas terapias que têm alcançado resultados ainda melhores. A terapia auricular, ou acupuntura auricular, a meditação, a musicoterapia e a massagem são utilizadas com alguns dos fumantes. Recentemente, o trabalho também passou a ser desenvolvido dentro da Penitenciária Feminina de Campina Grande.
Reconhecimento – O projeto foi destaque no prêmio Atenção Primária à Saúde Forte, do Ministério da Saúde, em 2021, foi premiado no 13º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, como também apresentado no Congresso Internacional de Medicina da Família, o World Conference of Family Doctors (WONCA).

Veja as unidades que ofertam o tratamento:

– UBS Raiff Ramalho – Santa Cruz
– UBS Wesley Cariri Targino – Nova Brasília
– UBS Adriana Bezerra – Santa Rosa
– CAPS AD Saber Viver
– CAPS III
– UBS João Rique – Bodocongó
– UBS Cinza
– Policlínica do Catolé
– Centro de Saúde Francisco Pinto
– UBS Hindemburgo Nunes – Ramadinha
– UBS Crisóstomo Lucena – UEPB
– UBS Odete Leandro – UEPB
– UBS Ressurreição
– UBS Itararé
– Hospital Universitário Alcides Carneiro
– UBS Rocha Cavalcante
– UBS Maria de Lourdes Leôncio – Liberdade
– UBS Porteira de Pedra
– UBS José Aurino de Barros – Catolé
– UBS Bela Vista
– UBS Bodocongó
– UBS Nossa Sra. Aparecida – Tambor
– UBS Adalberto César – Pedregal
– UBS Estação Velha
– UBS Liberdade III
– UBS Aluísio Salviano – Acácio Figueiredo
– UBS Horacina de Almeida – Monte Castelo.

Codecom


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support