Esta sexta-feira, 17 de maio, marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil. Em Campina Grande, o Centro de Proteção e Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente (CPAI) presta assistência integral aos menores de idade vítimas de violência, inclusive, da violência sexual.
O serviço fica dentro do Hospital da Criança e do Adolescente e oferece assistência em saúde, psicológica, jurídica e social a crianças e adolescentes vítimas de violência física, psíquica e/ou sexual. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
O CPAI foi concebido para concentrar em um só espaço todos os serviços necessários para a proteção, o tratamento e a investigação em casos de violência física ou psicológica do público infanto-juvenil, visto que o distanciamento entre os órgãos dificultava a procura por parte da vítima ou da família de todos os processos necessários na rede de proteção.
No CPAI estão os serviços de atendimento em saúde, psicologia, assistência social, proteção policial, investigação e de medicina legal. O Centro foi desenvolvido em parceria com o Ministério Público da Paraíba, por meio das promotorias da Infância e da Juventude e da Saúde, do Tribunal de Justiça, através da Vara da Infância e da Juventude, com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O serviço atende não somente crianças e adolescentes do Hospital da Criança e do Adolescente, mas qualquer pessoa do público infanto-juvenil que foi vítima de violência física ou psicológica. Também são atendidas crianças encaminhadas pelos Conselhos Tutelares. O centro está dentro da política da Vigilância de Violências e Acidentes (Viva).
Codecom