A Prefeitura Municipal de Campina Grande, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), realiza, na próxima sexta-feira (7), a 2ª Audiência Pública do Processo de Revisão do Plano Diretor, com destaque para a apresentação do Diagnóstico Participativo. O evento ocorrerá a partir das 14h30 no Auditório da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande, localizada na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 715, Centro.
“A atual fase de revisão do Plano Diretor é a Etapa de Leitura Territorial, um exercício coletivo que envolve o debate sobre a realidade local, a coleta de dados e a escuta da população e órgãos técnicos. A partir das mais de 50 oficinas que realizamos, foi elaborado o Diagnóstico Participativo e é esse documento que será apresentado nesta segunda Audiência Pública”, explicou o secretário de Planejamento, Felix Araújo Neto.
Para subsidiar as informações necessárias para a análise, foram considerados dados e materiais produzidos por profissionais técnicos da Secretaria de Planejamento e outras secretarias municipais, além de questionários, análises de planos urbanísticos existentes e a escuta ativa da população. Esta abordagem assegura que a leitura do município seja feita de maneira coletiva, integrando a visão de técnicos e da sociedade civil.
Oficinas Participativas e Eixos Temáticos
As oficinas participativas foram eventos consultivos, nos quais foram discutidos Eixos Temáticos e propostas de ações para compor o Plano Diretor, enriquecendo os levantamentos e mapeamentos da Comissão Técnica com as considerações da população. Este formato permitiu identificar problemas, desafios e potencialidades locais, combinando diferentes visões em um exercício de partilha.
As discussões foram pautadas em Eixos Temáticos e Perguntas Norteadoras, estabelecidos com base no Guia para Elaboração e Revisão do Plano Diretor de 2022, fruto de cooperação técnica entre os governos Brasileiro e Alemão, dentro do projeto Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável no Brasil (ANDUS). Este guia tem sido um apoio metodológico fundamental para o processo de revisão do Plano Diretor de Campina Grande.
De acordo com as informações repassadas pelo Comitê Gestor da Revisão do Plano Diretor, o Diagnóstico Participativo, produto da Etapa de Leitura Territorial, é dividido em duas partes: Leitura Técnica e Leitura Participativa. A primeira parte apresenta as considerações técnicas sobre diversos Eixos Temáticos, enquanto a segunda sistematiza as contribuições da população a partir dos debates das oficinas participativas.
“Toda a população está convidada a participar desta segunda Audiência Pública. Desde a retomada das atividades de revisão do Plano Diretor, foi uma determinação do prefeito Bruno Cunha Lima que o diálogo fosse amplo e diverso. Como um prefeito que efetivamente planeja, ele entende que a participação é fundamental para um planejamento urbano democrático e eficiente”, ressaltou Felix Neto.
Mais informações e acesso ao conteúdo que será discutido na segunda Audiência Pública de Revisão do Plano Diretor estão disponíveis no site oficial do processo https://planodiretor.campinagrande.pb.gov.br/segunda-audiencia/ . Dúvidas podem ser encaminhadas ao Comitê Gestor através do email novoplanodiretorcg@gmail.com.
Codecom