Autor: Notícias PMCG

Diretoria de Atendimento ao Cidadão em Campina Grande garante serviço humanizado e eficiência no setor público

Comunicação com público vem sendo ampliada, desde a migração do sistema manual para a plataforma digital.

08/04/2024 12h53 Atualizado há 1 ano

Desde sua fundação, há mais de duas décadas, a Diretoria de Atendimento ao Cidadão da Secretaria de Administração da Prefeitura de Campina Grande desempenha um importante serviço na interação entre a comunidade e os serviços públicos oferecidos pela administração municipal. Ao longo dos anos, a Diretoria passou por uma transformação significativa, migrando do sistema manual para uma plataforma digital, oferecendo agilidade e maior eficiência no atendimento.

A diretora de Atendimento ao Cidadão, Flávia Machado, destacou que o setor é composto por uma equipe formada por onze profissionais que atuam no atendimento ao cidadão. Ela explicou, que o principal objetivo dos serviços prestados por sua equipe é garantir ao indivíduo, que busca assistência, ser recebido com cuidado e eficácia, visando resolver suas demandas de forma rápida e satisfatória.

“Anteriormente, o serviço era conduzido de maneira manual, com processos físicos em papel, demandando o trabalho de office boys para o trânsito de documentos entre diferentes setores. No entanto, com a implantação da plataforma digital 1Doc, o atendimento tornou-se mais ágil e eficiente, reduzindo, significativamente, a dependência de papel e otimizando os processos internos”, pontuou Flávia Machado.

Um dos principais focos da Diretoria de Atendimento ao Cidadão é a humanização do atendimento. “Cada cidadão é recebido com cordialidade e empatia, independentemente de sua situação emocional ou das circunstâncias de sua visita. A equipe procura entender as necessidades individuais de cada pessoa e garantir que sejam tratadas com respeito e atenção”, destacou Flávia.

Canais de Atendimento

A Diretoria de Atendimento ao Cidadão oferece uma variedade de canais para atender as necessidades da comunidade, incluindo o atendimento presencial, telefônico e o realizado por meio do WhatsApp. Com uma média de 180 a 200 atendimentos por dia, a equipe está preparada para lidar com os picos de demanda, garantindo que cada solicitação seja atendida de maneira eficaz.

A Diretoria de Atendimento disponibiliza uma variedade de opções para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços municipais. Entre esses canais, destacam-se a plataforma online, onde os cidadãos podem protocolar suas demandas de forma rápida e conveniente através do link https://campinagrande.1doc.com.br/atendimento

Para uma comunicação mais direta, Flávia Machado, acrescentou que o setor também oferece o atendimento via WhatsApp, com números específicos para protocolo geral (83) 98654.3918 e para os assuntos relacionados ao IPTU (WhatsApp oficial do IPTU (83) 98825-1541), além dos números para consultas e suporte, abrangendo questões relacionadas aos Recursos Humanos da Sefin para os servidores (83) 3310.6213 e também um número específico para informações sobre impostos municipais (83) 3330.0066.

Flávia Machado explicou ainda, que essa diversidade de canais reflete o compromisso da Diretoria de Atendimento ao Cidadão em garantir que os serviços municipais sejam acessíveis a todos os cidadãos, independentemente de sua preferência ou disponibilidade tecnológica.

Desafios

Sobre o espaço físico, Flávia Machado ressaltou que há planos para aprimorar esse serviço, buscando efetivar o protocolo de demandas de forma imediata e incorporar novas tecnologias para melhorar ainda mais a eficiência dos serviços prestados ao cidadão.

“As informações sobre o serviço de atendimento e seus resultados são disponibilizadas na plataforma digital, incluindo dados sobre o número de atendimentos e a eficácia do serviço. Ainda não há relatórios periódicos, disponibilizados ao público, mas a equipe está comprometida em manter a transparência e a prestação de contas em relação ao trabalho que eles prestam diretamente no atendimento humanizado ao público de Campina Grande”, esclareceu Flávia.

A diretora destacou ainda, que a equipe da Diretoria de Atendimento ao Cidadão está comprometida em continuar aprimorando o serviço, focando na humanização do atendimento e na busca pela excelência. Ela explicou que, por meio da colaboração entre diferentes setores e o constante feedback da comunidade, a equipe espera construir um futuro onde cada cidadão seja tratado com respeito e suas necessidades sejam atendidas de forma eficaz e eficiente.

“O trabalho da Diretoria de Atendimento ao Cidadão não apenas representa um compromisso com o serviço público de qualidade, mas também reflete a dedicação em criar uma equipe mais acolhedora e inclusiva para todos os cidadãos de Campina Grande”, disse Flávia Machado.

Codecom


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