No próximo domingo, 19 de maio, é comemorado o Dia Mundial de Doação do Leite Humano. Para celebrar a data, o Banco de Leite Humano do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida – Isea, vai realizar uma exposição com fotografias das mães doadoras. As mulheres fizeram um ensaio fotográfico durante esta semana na própria maternidade e também tiveram contato com as mães e bebês que recebem o leite doado.
De acordo com a Coordenação do BLH, a ideia é agradecer a essas mulheres pela doação, que é essencial para tantas crianças recém-nascidas. “É uma forma de agradecer, como também de incentivar esse gesto tão bonito, que ajuda a alimentar tantas crianças”, disse a Coordenadora, Alane Tavares. A doadora Aline Barros deu à luz no início do ano e somente de janeiro para cá ela já doou mais de 20 litros de leite. “Eu tenho em excesso, consigo amamentar suficientemente a minha bebê e ainda extraio leite umas três vezes por dia. É legal doar porque ajuda as outras famílias”, disse ela.
Já a doadora Avaneis Ferreira mora no município de Fagundes, e há sete meses faz questão de ir até o BLH do Isea para deixar o leite excedente que extrai diariamente. “Eu tiro leite até de madrugada, e a sensação é gratificante. É uma bênção pode ajudar outras mamães porque eu me coloco no lugar delas. O leite materno é maná que vem do céu”, disse.No primeiro quadrimestre de 2019, o Banco de Leite Humano Doutor Virgílio Brasileiro, do Isea, já coletou mais de 600 litros e distribuiu mais de 400. O volume de coleta e de distribuição vem aumentando gradativamente a cada ano desde 2012. Neste ano tinham sido coletados 825 litros e em 2018 foram 1.798.
