A segunda edição da Trilha Pedagógica, no Parque do Povo, está ocorrendo durante toda esta semana, até o dia 6 de junho. Nesta terça-feira (3), a atividade contou com a participação das escolas municipais Cícero Correia de Menezes e Lafayete Cavalcanti. Ao longo da semana, cerca de 187 estudantes da rede municipal serão beneficiados pela ação.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer o ensino da cultura e da história local por meio de uma experiência prática que complementa os conteúdos desenvolvidos em sala de aula. Durante a trilha, os estudantes exploram importantes elementos do patrimônio imaterial e simbólico da cidade, como a Pirâmide, a fogueira e a cidade cenográfica.
Nicole Vitória, de 9 anos, estudante da Escola Cícero Correia, visitou o Parque do Povo pela segunda vez e compartilhou sua empolgação. “Eu acho muito legal e é a segunda vez que eu estou aqui. Eu gosto muito de brincar aqui. Está sendo muito legal, porque estou aprendendo mais.”
Já Luiz Adriano, de 10 anos, da Escola Lafayate Cavalcanti, destacou o espaço e o que mais lhe chamou a atenção. “Estou achando muito legal, porque é espaçoso, dá para brincar muito. O que mais gostei foi o Açude Novo, porque é bem legal, parece uma cachoeira.”
O secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, destacou a importância pedagógica e cultural da trilha.
“Acredito que muitos lembram com saudosismo das aulas fora da escola. Elas despertam um interesse pedagógico genuíno. Imagine agora unir isso ao fortalecimento das nossas origens e tradições. Foi com esse intuito que surgiram as trilhas pedagógicas juninas. O São João é a maior expressão cultural e econômica da nossa região, e através dessa vivência, os estudantes têm a oportunidade, muitas vezes, de conhecer espaços históricos e entender a riqueza das nossas tradições. Cultura e educação caminham juntas, reacendendo a chama da fogueira do Nordeste e, especialmente, de Campina Grande, que faz o maior São João do mundo.”
A Coordenadora de Educação, Vera Passos, ressaltou a intencionalidade da ação.
“Essa trilha pedagógica foi planejada exatamente para que nós estivéssemos aqui através da vivência, da prática, trabalhando e aprofundando os conteúdos referentes à nossa cultura e à nossa história. Não é uma visita, não é um passeio, não é uma aula de campo sem propósito. Ela tem uma intencionalidade pedagógica, e os nossos estudantes estão exatamente consolidando esses aprendizados que tiveram nas unidades.”
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