A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou na noite dessa quinta-feira, 31 de julho, no Teatro Municipal Rosil Cavalcanti, o encerramento do curso Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), uma formação continuada promovida pelo Ministério da Educação, em parceria com Universidades e Institutos Federais.
A iniciativa, voltada para professores que atuam com estudantes da educação infantil, tem como objetivo fortalecer práticas pedagógicas relacionadas à linguagem oral e escrita de forma lúdica, significativa e respeitosa com o universo infantil.
O curso integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), política do Governo Federal desenvolvida em regime de colaboração com estados e municípios, e visa garantir o direito de todas as crianças à alfabetização na idade certa. Em Campina Grande, o LEEI foi alinhado ao Programa municipal Campina de A a Z, reforçando o compromisso da gestão com a alfabetização desde os primeiros anos de vida escolar.
Durante o evento foram apresentadas as experiências vivenciadas em sala de aula por sete turmas de professoras da rede municipal. As educadoras compartilharam experiências, com destaque para práticas pedagógicas desenvolvidas nas creches e escolas, a partir do que foi vivenciado no curso.
Para a secretária-executiva de Educação, Socorro Siqueira, investir na formação dos professores da Educação Infantil é garantir o direito à aprendizagem desde a infância.
“Promover a leitura e a escrita na Educação Infantil é investir em práticas pedagógicas que dialogam com a infância, assegurando experiências com a linguagem oral e escrita de forma lúdica e coerente com o desenvolvimento integral das crianças desde os primeiros anos. O curso LEEI alinhado ao nosso Programa de Alfabetização Campina de A a Z veio fortalecer as práticas dos professores com vivências lúdicas e significativas, trazendo a criança para o centro da leitura e da escrita”, destacou Socorro Siqueira.
O evento contou ainda com a leitura do poema _LEEI e Campina, rima ou combina?_ de autoria da professora e formadora Iasmim Araújo Bandeira Mendes. Houve ainda exibição de vídeos, com depoimentos de crianças sobre o que é leitura, além das falas institucionais de representantes da Seduc.
O encerramento também foi momento de avaliação das mudanças observadas nas práticas pedagógicas no Município, a partir da formação, reforçando a importância de ações continuadas que valorizam o trabalho dos educadores e promovam experiências significativas para o desenvolvimento integral das crianças.