Ação aconteceu na Escola Municipal Lourdes Ramalho, no Conjunto Aluízio Campos
Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Campina Grande apresentaram, na tarde desta quinta-feira, 18 de novembro, as atividades desenvolvidas durante todo o ano, através do projeto Educar PRF. A parceria entre a Prefeitura e a Polícia Rodoviária Federal foi firmada no início do ano e as ações foram realizadas em 13 escolas. A culminância aconteceu na Escola Lourdes Ramalho, no Conjunto Aluízio Campos.
Durante todo o ano, foram realizados treinamentos com os profissionais de educação, palestras virtuais, atividades e a distribuição de materiais sobre “Educação para o Trânsito” para os estudantes. Ao todo, 5120 estudantes das escolas participantes do projeto foram beneficiados com o conteúdo.
Segundo a secretária executiva de Educação, Socorro Siqueira, o projeto fortalece a cultura de responsabilidade no trânsito com os estudantes. “A PRF é uma parceira forte e nós precisamos estar juntos para enriquecermos as nossas aulas e o nosso currículo. A gente sabe que educação para o trânsito é educação para a vida. Então, ficamos muito felizes em termos o projeto Educar nas nossas Unidades e já fica aqui registrado o nosso compromisso em levarmos essa iniciativa para mais escolas no ano de 2022”, destacou.
O chefe do Grupo de Educação para o Trânsito da PRF na Paraíba, Cledson Augusto Ferreira, avaliou como positivos os resultados alcançados com as atividades desenvolvidas nas escolas. “Desde o início do projeto a nossa conversa com a equipe da Seduc foi alinhada com o objetivo de alcançarmos resultados positivos com relação ao aprendizado sobre a educação para o trânsito. Basta nos depararmos com todas essas atividades desenvolvidas para percebemos como é possível trabalhar essa temática nas escolas”, pontuou
Educar PRF
Através do Educar PRF, foram desenvolvidas ações de sensibilização, leitura de imagens, urbanidade, atividades envolvendo estatísticas e meios de transporte e o protagonismo dos alunos durante a culminância dos projetos.
Nesse ciclo, os estudantes e a equipe da escola desenvolveram atividades lúdicas como: a confecção de maquetes, que representam o trânsito das grandes cidades; exposições de placas de sinalização; produção de textos autorais; encenação de fatos vivenciados no dia a dia no trânsito; coreografias; entre outras.
A temática foi desenvolvida pelos professores e demais profissionais de Educação, contextualizando com disciplinas como a matemática, geografia e português.
Escolas participantes do projeto
EM Apolônia Amorim
EM Padre Antonino
EM Maria da Luz
EM Mauro Luna
EM Monsenhor Sales
EM Félix Araújo
EM Lúcia de Fátima Gayoso
EM Lindolfo Montenegro
EM Lions Prata
EM Francisco Brasileiro
EM Cícero Virgínio
EM Rômulo Gouveia
EM Lourdes Ramalho