Uma equipe formada pela Coordenadoria de Turismo e outros servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) da Prefeitura de Campina Grande embarcou nesta quarta-feira (22) para dias de trabalho em mais uma feira de Turismo. Trata-se da ‘Brazil Travel Market’ (BTM 2025), que acontece hoje, dia 23, e amanhã, 24 de outubro, em Fortaleza.
Segundo a BBC eventos, organizadora da feira, em 2024 a BTM reuniu mais de 4.500 profissionais do setor. Para este ano, a expectativa é superar os 5.000 participantes, consolidando ainda mais o papel do evento como um marco no trade turístico nacional e internacional.
A participação tem como objetivo a intensificação da venda do destino Campina Grande para o calendário do ano todo, passando pelos principais eventos e também sua infraestrutura de hospedagem e de recepção dos turistas, conforme a secretária de Desenvolvimento Econômico do município, Tâmela Fama.
“É um trabalho muito cuidadoso e também estratégico. Essa ação está entre muitas outras desenvolvidas pela gestão, sob a liderança do prefeito Bruno Cunha Lima, que quer transformar ainda mais Campina na perspectiva de destaque turístico pro Nordeste e todo o país. E para isso a gente conta sempre com o apoio de parceiros como o Sebrae-PB e também do Trade Turístico Municipal”, explicou Tâmela.
Para o coordenador municipal de Turismo, Pablo Jatobá, os frutos dessas ações podem ser constatados no crescimento vertiginoso da movimentação turística da cidade, comprovado, por exemplo, com os números obtidos em pesquisas realizadas nos eventos.
“A gente cita sempre O Maior São João do Mundo, por ser o maior e mais conhecido evento do nosso calendário. Nele, em 2025, chegamos a 89% de média na ocupação hoteleira de Campina, um aumento de 11% em relação a 2024. Fora os quase 89 mil Turistas e 310 mil Excursionistas que nos visitaram nos 38 dias de festa, implicando em, na soma dos dois, 35% de crescimento nesses números”, relembrou Pablo.
Para a coordenadora de Desenvolvimento da Sede, Gabriella Fernandes, é preciso sempre lembrar que o investimento feito na participação em feiras como a BTM retorna de forma muito mais expressiva para a nossa economia.
“Também trazendo o exemplo do São João, é de se comemorar os recursos que são deixados na cidade por Turistas e Excursionistas. Em 2025, o total de recursos girando na nossa economia durante a festa foi da ordem dos R$ 742 milhões – sendo cerca de R$ 249 milhões deixado somente por esses dois públicos, mostrando a importância de termos um reforço ainda maior no trabalho de venda do destino Campina Grande”, argumentou Gabriella.
Codecom