Ações conjuntas da economia criativa e desenvolvimento do turismo estiveram na pauta do encontro
Uma equipe da Prefeitura de Campina Grande realizou na última segunda-feira, 14, uma visita técnica à cidade de Caruaru, interior de Pernambuco, para trocar experiências nas áreas da economia criativa e do turismo. Na oportunidade, a secretária municipal Rosália Lucas (Desenvolvimento Econômico de Campina Grande) e seus auxiliares trocaram experiências sobre a realização das festividades de São João desses dois municípios que realizam as maiores festas juninas do mundo.

Na Fundação de Cultura e de Turismo da Prefeitura de Caruaru, a secretária Rosália Lucas, o coordenador de Turismo (Miguel Ângelo Gomes) e o coordenador de Desenvolvimento Local (Jonnas Costa), foram recebidos em reunião pelo presidente e vice-presidente da instituição, Rubens Júnior e Fúlvio Vagner, respectivamente.
Eles conversaram sobre os desafios em manter as ações de turismo, durante a pandemia, e os planos para as próximas edições dos festejos juninos, quando é esperado o retorno das festividades.

Em seguida, a secretária Rosália Lucas e equipe da SEDE foram recebidas pelo secretário André Teixeira, responsável pela pasta de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa (Sedeec) de Caruaru. Na oportunidade, foram discutidos os projetos de parceria, envolvendo os dois municípios. “A exemplo do que tem ocorrido nos últimos anos, Campina Grande e Caruaru têm mantido um constante diálogo para o fortalecimento e aprimoramento dos festejos juninos do Nordeste”, disse Rosália.
A secretária propôs ainda, a criação de uma rota junina passando pelos principais festejos juninos do Brasil. Outra proposta foi a realização de famtour e fampress, dentro destas possíveis rotas. “São duas cidades grandiosas, com histórias de desenvolvimento econômico bem similares. Ao propormos a união entre ambas, estaremos promovendo o incentivo ao turismo e o crescimento das festas de São João que tanto Campina Grande quanto Caruaru realizam brilhantemente”, destacou.
A ideia objetiva a criação de um dia de homenagens ao São João de Caruaru em Campina Grande (com artistas de Caruaru) e um dia do São João de Campina Grande em Caruaru (com artistas campinenses). A meta é estimular o campinense e o caruaruense a visitar as duas festas e conhecer a cultura de cada cidade. “Além de valorizar a cultura dos municípios, a integração fortalece o turismo e gera desenvolvimento econômico para Campina Grande e também para Caruaru”, ressaltou Rosália.
Os representantes da Fundação Parque Tecnológico e da empresa CGS, Laercio Fama e Tâmela Fama, além do gerente da Sedeec, Hugo Carvalho também acompanharam a visita.
Codecom