O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campina Grande (Secti), William Tejo Filho, liderou uma visita técnica ao Parque Linear Dinamérica, onde será instalada a Praça da Ciência, em 2025. A visita, realizada na manhã desta quinta-feira, 19, contou com a presença de vários técnicos da Secti.
A praça, que contará inicialmente com seis experimentos interativos, tem como finalidade promover, em espaços públicos, exposições de projetos acessíveis, voltados para crianças, jovens e adultos com ou sem deficiência, criando espaços lúdicos e interativos que explorem temas de diferentes áreas do conhecimento, integrando a ciência aos brinquedos, levando as brincadeiras de criança ao mundo da ciência, sustentabilidade e cidadania.
Os recursos para a instalação da Praça provieram de um edital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o valor do investimento é de R$ 300.000,000. O programa Praças da Ciência, em parceria com a Finep, tem como objetivo investir R$ 20 milhões na construção de espaços de lazer e educação científica em municípios de todo o Brasil.
O secretário William Tejo Filho destacou a importância desse tipo de projeto: “Um dos nossos objetivos é a popularização da ciência e nada mais simbólico que levarmos nossos experimentos a espaços públicos, onde a população possa fazer e aprender ciência de forma lúdica e acessível. Também é importante ressaltar que nos preocupamos em oferecer um ambiente inclusivo, buscando sempre promover inclusão digital e social”, finalizou.
Codecom