A Prefeitura de Campina Grande, por meio de uma parceria entre a Secretarias Municipais de Cultura (Secult), de Esporte Juventude e Lazer (Sejel) e da Assistência Social (Semas) está articulando a realização do Projeto “Circuito Juventude Cidadã” visando a integração da juventude de Campina Grande. O evento, que acontecerá no próximo dia 12, data em que se comemora o Dia Internacional da Juventude, terá a participação de alguns artistas contemplados nos Editais da Lei Aldir Blanc, em Campina Grande, que na oportunidade prestarão contas de suas contrapartidas.

O Projeto “Circuito Juventude Cidadã objetiva, por meio de ações integradas, promover a prática cultural, esportiva e de socialização para a população jovem de Campina Grande. A ação também aumentará o cadastro municipal do IDJovem, ampliando o número de encaminhamentos de jovens para diversos setores do mercado de trabalho de Campina Grande

A secretária municipal de Cultura, Giseli Sampaio, se reuniu com o coordenador da Juventude da Sejel, Tuta Cabral, com o objetivo de sistematizar as ações voltadas para a juventude campinense.
“O projeto será de grande importância para a cidade, justamente por ele nos oportunizar o acesso da cultura à toda população, que é a premissa da gestão cultural do município. Nós levaremos oficinas e atividades culturais nas mais variadas linguagens, com intuito de, além de estimular os hábitos culturais, capacitar estes jovens”, afirmou Giseli Sampaio.
O coordenador de Juventude de Campina Grande, da Sejel, explicou que se trata de um projeto piloto que será lançado no Dia Internacional de Juventude, que incentivará a empregabilidade dos jovens na cidade.
“Um estudo, realizado pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vagas, indicou que o número de jovens que nem estudam e nem trabalham chegou ao índice de 29,33% no segundo semestre de 2020, por força da pandemia. Aceitamos a provocação da Secretaria Nacional de Juventude, onde temos o objetivo de incentivar a empregabilidade de jovens de nossa cidade, de maneira que os mesmos ganhem seus direitos como cidadãos, através de programas sociais existentes tais como o IdJovem”, explicou o coordenador da Juventude, Tuta Cabral.
Codecom