Equipes técnicas ligadas ao Programa Família Acolhedora, da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), participaram de uma capacitação visando melhorias do trabalho realizado no Município. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira, 15, no auditório da Vara da Infância e Juventude, tendo à frente palestrantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH).
A ação integrou equipes técnicas ligadas à Diretoria de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade e Proteção Básica da Semas, de forma a discutir os principais avanços do Programa no País e a apresentação da estrutura e funcionamento do Família Acolhedora de forma detalhada. O objetivo da capacitação foi apresentar soluções técnicas para problemas e dificuldades que podem ser encontrados em meio a realização dos trabalhos, além de realizar o esclarecimento de dúvidas acerca do acolhimento familiar.
Carla Cunha Lima, assistente social que esteve à frente da capacitação, através da SEDH, falou sobre a abordagem da palestra. “Tivemos um momento para discutir os principais pontos que envolvem o cotidiano dos trabalhos, realizando uma formação que se volta à busca ativa das famílias, dos encaminhamentos e acompanhamento das famílias de origem e das famílias que acolhem as crianças e adolescentes”, disse a palestrante.
Conforme Ana Cleide Rotondano, diretora da Proteção Social Especial, essa capacitação é importante para o andamento dos trabalhos. “Foi uma oportunidade para as equipes se inteirarem sobre as diferenças entre o acolhimento institucional e familiar, se aprofundarem nos princípios legais do Programa e lidarem melhor com a articulação em rede de atendimento, além de entender os direitos das crianças e adolescentes de forma didática e com base em anos de prática”, disse a diretora.
O secretário da Semas, Fabio Thoma, também destacou a relevância do evento. “Proporcionamos esses momentos para dar continuidade aos trabalhos já realizados pelo Programa no Município, através das nossas equipes, porque esse é um serviço de extrema importância para a qualidade de vida das crianças em situação de acolhimento e vulnerabilidade”, disse o secretário.
Sobre o Programa
O Família Acolhedora é um Programa voltado ao acolhimento temporário de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em um momento de vida fundamental em que esse público precisou ser afastado da família de origem. É um trabalho voltado para a garantia de que o ambiente familiar não seja retirado da criança ou adolescente acolhido, até que ele (a) possa retornar para sua família de origem ou, em último caso, ser integrado (a) em uma casa de acolhimento institucional.
Codecom