A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), está promovendo a etapa municipal da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. A abertura do evento aconteceu na tarde desta terça-feira, 27, na Escola Maria das Vitórias Pires Uchoa e contou com a participação de mais de 400 estudantes. O evento é idealizado pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi).
Em Campina Grande, 17 escolas municipais vão realizar o evento até o próximo dia 13 de junho. As conferências abordam o tema nacional: Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática, e faz parte do movimento de preparação do país para a Conferência do Clima (COP30), em Belém (PA). Para tanto, os estudantes desenvolveram projetos relacionados ao tema para a fase estadual da conferência.
Um dos projetos apresentados foi o da estudante Kethelen Vitória de Araújo, que traz o subtema “Sustentabilidade e Ação: Consciência, Parcerias e Ciência”.
“O projeto fala sobre a consciência, sobre educação ambiental, que não é uma disciplina, mas é uma forma de enxergar o mundo. Ela nos ajuda a pensar, questionar e agir com responsabilidade da natureza e das pessoas ao nosso redor. Vivemos um tempo em que o cuidado do planeta se tornou urgente. Mas também vivemos um tempo em que podemos repartir a mudança. Quando nos unimos por uma causa, descobrimos a força que temos”, explicou a estudante.
Segundo a coordenadora de Educação Ambiental da Seduc, Andreza Maia, ao longo das próximas duas semanas as outras 16 escolas vão realizar as conferências com a presença da comissão organizadora.
“Essa é a primeira etapa e a mais importante da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Aqui em Campina Grande nós temos 29 escolas aptas a fazer a conferência. Das 29 escolas, 17 aderiram e nós estamos aqui hoje fazendo a abertura oficial. Todas as escolas participantes vão realizar os eventos essa semana e nas próximas duas semanas, até o dia 13 de junho. O objetivo da conferência na escola é escolher um delegado estudante entre 11 e 14 anos em cada escola e um professor também delegado. Esses delegados já estão aptos a participar da conferência estadual, em João Pessoa, e os que mais se destacarem ficarão aptos a participar da conferência nacional em Brasília”, explicou
A Comissão Organizadora Municipal é composta pela Coordenação das Relações Étnicos-Raciais, representada por Gracia Núbia; a coordenadora da Educação no Campo, Roseane Araújo; o Educador Ambiental Lucas Araújo; a coordenadora de Ciências, Flávia Oliveira; e a coordenadora de Educação Ambiental, Andrezza Maia.
Codecom