No evento deste ano foram contempladas treze escolas, sendo 06 da rede municipal e 07 da rede particular de ensino, com alunos trabalhados desde o primeiro semestre e sendo envolvidos agora com a Olimpíada, apresentando o resultado de seus trabalhos na competição. Participaram da Olimpíada 52 alunos e 13 coordenadores representantes das escolas.
Durante toda a competição, as equipes foram pontuadas por meio de tarefas prévias e surpresas, sendo avaliadas também a participação e organização das torcidas, com a importância equivalente a uma prova. Quatro equipes estavam classificadas para esta reta final das olimpíadas: as escolas municipais Tiradentes e Otávio Amorim (2º lugar categoria pública), o Espaço Educacional Carmela Veloso e o Colégio 11 de Outubro (2º lugar categoria rede particular).
O superintendente da STTP, Felix Neto, que se encontrava em Brasília onde recebeu do Ministério das Cidades uma premiação nacional pelos trabalhos desenvolvidos na autarquia, foi representado na solenidade pelo gerente de Trânsito Daniel Araújo. Na ocasião, Araújo ressaltou a importância daquele trabalho de educação de trânsito nas escolas do município e o sério compromisso, da Prefeitura de Campina Grande, ao desenvolver projetos e a ações da natureza da Olimpíada.A proposta da Olimpíada é incentivar os alunos do Ensino Fundamental a desenvolver e executar tarefas relacionadas à Educação de Trânsito.
Conforme o regulamento, as equipes melhores colocadas, em cada nível, receberam a seguinte premiação: escolas campeãs (pública e privada) receberam troféus, medalhas e bicicletas para os alunos da equipe, além de um cheque no valor de R$ 1.000,00 para o professor coordenador da equipe.
As escolas que conquistaram o segundo lugar também receberam troféus, medalhas e bicicletas para os quatro alunos. O professor coordenador da equipe recebeu um cheque no valor de R$ 600,00.
Na premiação por modalidades, o resultado foi o seguinte: Melhor Paródia, Dramatização e Doação de Sangue – Centro Educacional Carmela Veloso; Maquete, Atividade Criativa (aluna Ana Beatriz do 9º ano azul) e faixa de Pedestre – Colégio Panorama; Prova da Bicicleta: Escola Lafayete Cavalcante e prova do Cotidiano – Escola Fundamento e Vida.Para este ano, o tema da Olimpíada focou o tema “Motociclista e Segurança Viária”, cujo objetivo é incentivar os alunos do Ensino Fundamental II a desenvolver e executar tarefas relacionadas à educação no trânsito, trazendo para os mesmos um maior conhecimento e o intuito de alertar e educar, desde cedo, os diversos usuários das vias.
Estiveram na competição as escolas: E.M. Adv.Otávio Amorim; Colégio Autêntico; E.M. Francisco Brasileiro; Colégio Fundamento e Vida; E.M. Lafayete Cavalcanti; Colégio Imaculada Conceição; E.M. Professora Maria Anunciada Bezerra; Colégio Motiva; E.M. Padre Antonino; Colégio 11 de Outubro; E.M. Tiradentes; Colégio Panorama e o Espaço Educacional Carmela Veloso.Representando o prefeito Romero Rodrigues participou da solenidade a secretária de Educação do Município (Iolanda Barbosa), acompanhada da diretora de Apoio às Escolas (Elizabeth Almeida), do diretor de Educação Física da Seduc (Joaquim Passos), e do gerente de Ensino Fundamental (Enildo Pereira). Também participaram do evento agentes de trânsito, servidores e colaboradores da STTP: Henrique Castro (gerente de Transportes), Alex Marcolino (gerente de Operações de Trânsito), Gênisson Lima (gerente de Informática).
Para a execução das atividades das Olimpíadas, a STTP também recebeu apoio de colaboradores, como a AABB, ACI, Sest-Senat, Hemocentro e Empresa Transnacional (Consórcio Santa Verônica).
Fonte: Codecom