O educador físico Bruno Mendes, orientador do grupo de corridas e assessoria esportiva mantido pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), falou nesta segunda-feira, 1 de abril, sobre o histórico dele nas corridas de rua e os benefícios desta modalidade esportiva para a saúde e qualidade de vida da população. Durante sua entrevista ao Programa O Tom da Conversa, da Rádio Lagar FM, Mendes falou ainda sobre o calendário de corridas desta temporada em Campina Grande.
Bruno Mendes, que também é empreendedor no ramo esportivo e professor universitário em uma faculdade particular da cidade, foi entrevistado pelos radialistas Josinaldo Neves, Tony Ambientalista e Rouviere Ferreira. Na ocasião, ele falou que o grupo de corridas e assessoria foi criado e idealizado pela Sejel para atender aos servidores do Município com interesse nessa modalidade.
O educador físico destacou a necessidade de as pessoas praticarem o esporte. No entanto, alertou que antes da corrida ser realizada, deve-se fazer uma avaliação médica e exames específicos que garantam a segurança para a prática. “É para detectar ou não algum problema preexistente para que, em seguida, a pessoa passe a ser acompanhada pelo educador físico”, declarou. Mendes lembrou que muita gente busca na internet os treinos prontos, prescritos até por pessoas que não têm formação, o que pode acarretar problemas de saúde.
Sobre o calendário de corridas de rua deste ano, em Campina Grande, Mendes destacou que a Corrida do Bem, evento beneficente para ajudar ao Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), acontecerá no próximo dia 4 de maio. Esse evento, assim como a Corrida da Fogueira, são as principais provas de corrida na cidade para este ano.
“O ano promete muito em relação às corridas aqui em nossa cidade. Teremos boas e grandes provas. Posso destacar e testemunhar o legado do secretário de esportes, Dinho Papaléguas, que teve uma visão espetacular, no sentido de criar o Pelotão Sejel, para tirar o servidor público do sedentarismo. Isso é um diferencial e ficará como uma marca importantíssima e um marco histórico no esporte”, avaliou Bruno Mendes.
Codecom