Crianças, jovens e adultos são convidados a participarem de práticas esportivas e culturais gratuitas no bairro das Malvinas. Quem faz o chamado é a Estação Cidadania e Cultura, localizada na Rua das Quixabeiras S/N, na movimentada zona Oeste de Campina Grande. A Estação é um projeto de melhoria de qualidade de vida no bairro, gerido pela Secretaria de Cultura, que também recebe ações das pastas de Esportes, Juventude e Lazer, Ciência e Tecnologia e Serviço Social.





O local de cerca de 3 mil metros quadrados funciona desde 2019, quando foi inaugurado. Algumas atividades ocorreram, fechou ao público por causa da pandemia de coronavírus, mas já está com atividades presenciais desde 2021. Segundo a secretária municipal de Cultura, Giseli Sampaio, a Estação dispõe de uma quadra Poliesportiva, um Cineteatro, um Telecentro, uma Biblioteca, sala multiuso, e uma área voltada à assistência social (CRAS).
“Estamos falando de um dos melhores e o mais novo equipamento municipal, de multiuso, com a coordenação da Secult, que preenche o espaço com atividades em conjunto com outras secretarias. Nós temos uma programação diária de uso e de capacitação voltada ao público das Malvinas e região. Com isto, a gestão municipal busca o fortalecimento das práticas culturais para a zona Oeste”, falou.
Para Suzana Santos, aluna do curso de Danças Urbanas da Estação, a atividade presencial está sendo muito proveitosa. “Estou achando muito bom. A gente está aprendendo uns passos de hip hop, break e outros ritmos. Eu gosto muito de dançar, mas nunca tinha feito aula de dança. Foi uma ótima oportunidade para mim”, comentou.
Já a Biblioteca da Estação tem um acervo com centenas de livros didáticos e para-didáticos. Segundo a coordenação do local, alunos têm acesso livre aos livros, precisando apenas fazer um registro ao utilizar o ambiente. Tanto as escolas como a população podem utilizar o espaço, que conta ainda com uma brinquedoteca.
Como fomento à área literária, a Estação Cidadania e Cultura está realizando algumas parcerias culturais. O lançamento da Feira Literária de Campina Grande (Flic), no dia 1° de abril, lotou a sala.
História – O projeto da Estação Cidadania e Cultura surgiu em 2014, como um espaço de vivências múltiplas. Neste ano, começaram as obras no local, vindo a se tornar uma obra de muita espera por parte da população.
A inauguração foi em 8 de novembro em 2019, realizada pelo então secretário Joia Germano. O prédio possui programa de ações culturais, com incentivo às práticas esportivas e de lazer, além de formação e qualificação de jovens para o mercado de trabalho, através de serviços socioassistenciais.
Veja a programação semanal:
Segunda-feira (5)
Manhã e tarde – Ginástica funcional, Biblioteca e CRAS;
Manhã – Karatê e lan house social;
Tarde – Capoeira.
Terça-feira (6)
Manhã e tarde – Ginástica funcional, Biblioteca e CRAS;
Manhã – lan house social e Pilates (2 turmas);
Tarde – Capoeira;
Tarde e noite – Karatê.
Quarta-feira (7)
Manhã e tarde – Ginástica funcional, Biblioteca e CRAS;
Manhã – Karatê, Pilates (2 turmas) e lan house social;
Tarde – Capoeira.
Quinta-feira (8)
Manhã e tarde – Ginástica funcional, Biblioteca e CRAS;
Manhã – Pilates (2 turmas) e lan house social;
Tarde – Capoeira;
Tarde e noite – Karatê.
Sexta-feira (9)
Manhã e tarde – Biblioteca e CRAS;
Manhã – karatê e lan house social;
Tarde – Danças urbanas.
Codecom