Com o olhar voltado para o futuro e a bagagem cheia de sonhos, sete estudantes da Rede Municipal de Ensino de Campina Grande partiram, nesta segunda-feira (28), às 18h, do Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, em João Pessoa, rumo a Tóquio, no Japão, onde disputarão a Asian International Mathematical Olympiad (AIMO), uma das mais renomadas competições internacionais da Matemática; sendo a única delegação do Nordeste a embarcar para a competição.
A jornada até o Japão inclui duas conexões, com chegada prevista para o Aeroporto de Narita “Japan Guide”, em Narita, no dia 30 de julho. A programação oficial da competição começa no dia 2 de agosto e segue até o dia 6, reunindo estudantes de diversos países em provas, exposições de projetos e palestras.
Para garantir conforto e organização, os jovens receberam um kit completo com mala, necessaire, crachá de identificação, camisas, conjunto de moletom, bolsa, material para desenho, garrafa, tênis e sandálias, itens essenciais para a intensa agenda da competição.
O secretário municipal de Educação, Raymundo Asfora Neto, destacou a conquista inédita da rede de ensino de Campina Grande e afirma que isso abrirá portas para futuros estudantes.
“É um momento histórico para a Rainha da Borborema, pois se trata da primeira vez que os estudantes da rede pública, especialmente da zona rural, estão tendo a oportunidade de representar Campina, a Paraíba e o Brasil, em uma olimpíada internacional de matemática. O ‘Rede Olímpica’ está sendo formatado a partir da experiência da escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e, a partir disso, ele irá se multiplicar em outras das nossas escolas. A nossa expectativa é que, ao longo dos próximos anos, mais e mais dos nossos estudantes tenham oportunidades como essa”, disse Asfora Neto.
Na despedida, os familiares se emocionaram ao ver seus filhos embarcarem para um desafio tão significativo. Renata da Silva, mãe do estudante Dyego Cleber, falou do orgulho que sente de seu filho. “É muito gratificante saber que ele vem da zona rural e hoje ver ele assim, medalhista e viajando. Só tenho a agradecer à Deus”, comemorou.
Codecom