Autor: Notícias PMCG

Estudantes de Campina Grande recebem preparação intensiva em inglês e matemática para Olimpíada Internacional no Japão

Com prova de três horas inteiramente em inglês, estudantes participaram de curso instrumental e aulas específicas de resolução de problemas para competir no Japão.

25/07/2025 10h22 Atualizado há 18 horas

Sete estudantes da Rede Municipal de Campina Grande estão na fase final de preparação para representar a cidade na Asia International Mathematical Olympiad (AIMO), que acontecerá em Tóquio, no Japão, no próximo dia 3 de agosto. Durante os últimos meses, eles participaram de aulas focadas em resolução de problemas matemáticos e de um curso intensivo de inglês instrumental.

Para as aulas de matemática, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), montou uma sala especial decorada com o tema do projeto Rede Olímpica, equipada com ar-condicionado e garantindo conforto e motivação aos estudantes durante os encontros no contraturno escolar.

O professor Alecio Soares, responsável pela preparação em matemática, adotou uma metodologia específica para as olimpíadas. Desde o primeiro contato com os conteúdos, os estudantes foram desafiados a resolver problemas, estimulando a criatividade, o raciocínio lógico e a autonomia intelectual.

“Na preparação, não partimos de conceitos para chegar aos exercícios, mas dos problemas para construir os conceitos. Essa abordagem desenvolve a autonomia e amplia as conexões entre conteúdos matemáticos e de outras áreas. Eles apresentam muita segurança, regularidade e evoluíram muito em autoconfiança ao longo do processo”, afirmou Alecio.

Já o curso de inglês aconteceu ao longo de quatro meses, em uma parceria da Secretaria de Educação com a escola de idiomas Yázigi, tendo como objetivo preparar os estudantes para compreenderem e responderem às questões da prova, que será aplicada inteiramente em inglês.

De acordo com o professor Gabriel Benjamin, responsável pelo curso de inglês, o foco foi desenvolver principalmente a habilidade de leitura e a compreensão escrita dos estudantes, com ênfase no vocabulário matemático específico das olimpíadas. “Quando falamos de aprender um novo idioma, trabalhamos quatro habilidades: leitura, escrita, fala e audição. Mas, aqui, o principal foi a leitura e interpretação dos enunciados. Muitos nunca haviam estudado inglês antes, mas evoluíram rapidamente”, explicou.

Gabriel destaca que o maior desafio foi adaptar o inglês escolar para o nível exigido por uma prova internacional de matemática. “Os problemas têm contextos diversos, falam de fazendas, frutas, situações cotidianas e científicas. Em quatro meses, não é possível aprender todo o vocabulário necessário. Então, trabalhamos também estratégias para resolver questões sem entender cada palavra, mas compreendendo o sentido geral”, destacou.

Com mais de 150 premiações em olimpíadas nos últimos dois anos, a equipe pedagógica reforça que o desempenho dos estudantes demonstra que estar em uma escola pública ou em comunidade rural não limita o potencial de aprendizado.

“Essa experiência mostra que, com estímulo e oportunidade, eles podem chegar a qualquer lugar, inclusive ao Japão”, concluiu o professor Alecio Soares.

Codecom


Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

Preferência de Cookies

Usamos cookies e tecnologias semelhantes que são necessárias para operar o site. Você pode consentir com o nosso uso de cookies clicando em "Aceitar" ou gerenciar suas preferências clicando em “Minhas opções”. Para obter mais informações sobre os tipos de cookies, como utilizamos e quais dados são coletados, leia nossa Política de Privacidade.