Cerca de 40 estudantes de cinco escolas da Rede Municipal de Ensino participaram na tarde desta quarta-feira, 27 de novembro, do 3° Torneio Municipal de Xadrez. O evento é realizado pela Prefeitura de Campina, por meio da Secretaria de Educação e aconteceu na Escola Municipal Lions Prata, no bairro do Catolé, uma das escolas beneficiadas com o programa ‘Jogada de Mestre’.
Na escola, estiveram presentes os estudantes das escolas Padre Antonino, em Bodocongó; Ceai Elpidio de Almeida, na Ramadinha; José Tavares, no Castelo Branco; e Luiz Joaquim Avelino, no Jeremias. O objetivo do evento é promover o estímulo ao pensamento estratégico e à convivência social através do xadrez.
Um dos participantes foi Kaleb Silva, do 8° ano, da escola anfitriã. Para Kaleb, o xadrez, que já faz parte da vida escolar dele há dois anos, é muito mais do que um jogo.
“É muito bom. É um jogo que mexe com a memória e com o raciocínio. Mas também faz com que a gente desenvolva nas disciplinas e possa tirar notas boas”, disse o estudante acrescentando dicas para os demais participantes. “É preciso ter técnica, agilidade e, principalmente, muito treino”, revelou Kaleb.
Para a gerente de projetos da Seduc, Fabiola Gaudêncio, o evento desta a o xadrez como uma ferramenta fundamental no desenvolvimento dos alunos,
“O xadrez, reconhecido como ferramenta de fortalecimento do aprendizado, contribui para o desenvolvimento de habilidades fundamentais como concentração, planejamento, resolução de problemas e inclusão social, tornando-se um aliado valioso no processo educacional”, destacou Fabiola.
Já o coordenador do ‘Jogada de Mestre’, Alisson Bruno, explicou os critérios utilizados para estabelecer as diretrizes da competição.
“A gente todo ano está fazendo essas competições para avaliar como está o desempenho dos que gostam mais de competição e como está o nível deles, e cada vez mais a gente se surpreende com o resultado deles na competição. Tem, lógico, o campeão, mas a gente premia todos os participantes do torneio, que já foram selecionados dentro das escolas”, explicou.
Além de fomentar a troca de experiências e o espírito esportivo, o torneio premia os participantes com medalhas, enquanto os primeiros colocados das categorias mirim, infantil e juvenil recebem troféus. No evento, também são sorteados tabuleiros de xadrez entre os participantes, e o campeão geral do torneio recebe um xadrez oficial como prêmio.
Codecom