Estudantes dos anos iniciais da Escola Municipal Ceai João Pereira de Assis, no bairro do Catolé, receberam na tarde desta quarta-feira, 19, a doação de livros infantis. Ao todo foram entregues 89 exemplares da Feira Literária de Campina Grande (FLIC), em parceria com a Secretaria Municipal da Prefeitura de Educação (Seduc).
As gêmeas Estela e Esteyce Pereira, de 7 anos de idade, estudantes do 2º ano, foram as primeiras a receberem os livros “Que confusão seu Adão” e “Gente e mais gente”, ambos do escritor Elias José. “Gostamos muito dos livros e como somos irmãs, vamos poder trocar as histórias e também fazer a leitura juntas”, disse Estela.
O pai das meninas, Edgley Barbosa, explicou que os livros vão ajudar nas atividades realizadas em casa. “Durante todo esse tempo, minha esposa e eu temos dado esse auxílio às meninas em casa e os livros, entregues hoje, vão incentivá-las a deixarem um pouco de lado a televisão e se dedicarem à leitura”, pontuou.
Os livros foram entregues aos estudantes que estão acompanhando as aulas apenas através das atividades impressas e vão servir como uma ferramenta a mais de aprendizagem. A ideia do projeto é promover o hábito da leitura nos estudantes da Rede Municipal, através de livros infantis que trazem histórias atrativas de forma lúdica.
Para a gerente de projetos da Seduc, Fabiola Gaudêncio, que acompanhou a entrega de livros nesta quarta-feira, a parceria com a FLIC tem trazido resultados concretos com relação ao aprendizado dos estudantes. “É um incentivo à prática da leitura dos alunos, desde os primeiros anos da vida escolar deles. Com os livros, nossas crianças mergulham em histórias fascinantes e tomam gosto pelos textos”, destacou.
De acordo com a idealizadora da FLIC, Iasmim Mendes, a ação desta tarde sela a marca de seis escolas contempladas com o projeto em menos de dois meses. “Já estamos na sexta escola e foram quase 800 crianças impactadas com o projeto, através do recebimento do livro. Mas não é apenas o ato de entregar, daqui a uma semana nossa equipe vai entrar em contato com as famílias para acompanhar como foi a leitura das histórias”, explicou Iasmim.
O professor João Marcos Tomaz é colaborador do projeto há quase três anos e tem utilizado uma metodologia inovadora para trabalhar a leitura com os alunos. “Nós trabalhamos os textos dos autores regionais e, no fim do projeto, promovemos um encontro entre o autor e os estudantes. Isso é fascinante porque as crianças se envolvem mais e podem tirar todas as dúvidas com relação aos livros com os próprios escritores”, frisou.
Mais ações
A ação de doação de livros infantis fez parte da Semana do Livro Infantil, que aconteceu em abril, mas se estendeu até este mês. A próxima ação da FLIC será o Encontro Leitores em Rede, no próximo dia 30, às 10h, com a escritora Maria Valéria Rezende.
Codecom