Estudantes e equipe da Escola Municipal Frei Dagoberto Stucker participaram de uma aula de campo na tarde desta quarta-feira, 30 de abril, na histórica Pedra de Santo Antônio, na cidade de Fagundes, região de Campina Grande. A aula aconteceu em alusão ao Dia Nacional da Caatinga, comemorado no último dia 28, e foi realizada pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc). No local, professores de biologia e geografia explicam aos estudantes as principais características do Bioma.
Um dos estudantes que acompanhou a aula foi Thaysson Brasileiro. Ele aprendeu sobre a vegetação, o clima, a fauna e a flora da Caatinga.
“Uma coisa que eu gostei bastante foi aprender sobre o clima, essas coisas. Também achei o lugar muito bonito. Tem algumas plantas bem interessantes, e a gente aprende sobre elas. É a primeira vez que estou visitando aqui e achei o lugar muito legal, muito bonito mesmo. No começo, a gente pensou o que todo mundo pensa. Que ia ser um lugar seco, essas coisas. Mas foi uma quebra de expectativa — e de um jeito bom”, contou o estudante.
Segundo a coordenadora de Educação Ambiental da Seduc, Andrezza Maia, no local foi possível estudar diversas características do bioma Caatinga, como: solo, relevo, vegetação, animais e clima.
“Os estudantes estão aprendendo em sala de aula o objeto do conhecimento biomas brasileiros, e nós trouxemos eles aqui para a Pedra do Santo Antônio para estudarem na prática várias características do bioma caatinga, como relevo, solo, vegetação, clima, animais, e eles estão tomando nota de tudo para fazer relatório e com certeza esse conhecimento será melhor fixado. Aqui eles estão vendo vegetações características, que são as plantas xerófitas; plantas com espinhos como os cactos, plantas com folhas pequenas para diminuir a evaporação e plantas que acumulam água no solo e também no seu caule”, explicou Andrezza Maia
Todo o roteiro da aula está de acordo com o conteúdo de ciências que está sendo trabalhado em sala de aula. Os relatórios produzidos pelos estudantes serão ferramentas de estudos nas próximas aulas de forma interdisciplinar com a disciplina de artes e servirá como avaliação bimestral.
Codecom