A Associação de Karatê Sport Center (ASKASC) homenageou, no último sábado, 14, os 10 atletas que mais se destacaram em 2019. O evento aconteceu no Cine São José. A ASKASC está localizada em vários locais, inclusive em cidades circunvizinhas. Em Campina Grande, o principal ponto de treinamento é na Vila Plínio Lemos, realizado em parceria com a Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) da Prefeitura Municipal.
Os destaques de 2019 foram, na sequência, Breno Gudes, Guilherme Lima, João Victor, Mikayas Rodrigues, Thomas Anderson, Thaise de Freitas, Alicia Tavares, Alexsandra Tavares, Karina Hellen e Kauan Oliveira. O melhor árbitro do ano foi Josimar Nascimento. Já o troféu amigo do karatê foi entregue ao publicitário Nando César.Atualmente, o Karatê da Vila Plínio Lemos conta com mais de 110 alunos. Entre esses alunos estão: Breno Guedes, Daniel Rodrigues, Thayse Freitas e Jorge Lucas Souto Neves. São karatecas que estão sempre se destacando em competições regionais e nacionais.
Os “Dez Mais do Ano”, realizado há sete temporadas, é o título do evento que premia os dez melhores atletas de karatê do ano. Estes atletas competem em eventos municipais, estaduais e nacionais, sempre obtendo bons resultados em todas essas competições. Os atletas homenageados participaram, em 2019, de várias competições em todo o Brasil.O professor de Karatê, Antônio Guedes Borges, instrutor dos alunos da Vila Plínio Lemos, destacou que o evento que premia os destaques do ano é um momento ímpar para o aluno refletir sua trajetória seus erros e acertos. Guedes disse, que passa um filme na cabeça do atleta, onde ele percebe seu desempenho e vê que, em muitos casos, o aprendizado com os erros é maior e mais proveitoso.
“Não nos preocupamos com os obstáculos, que são muitos, porque nós vamos vencendo a cada dia. Não queríamos contar com eles, porém, eles são reais e até funcionam como agentes motivadores. Trabalhamos em uma área vulnerável da cidade e não existe troféu maior, medalha mais valiosa do que tirar um garoto da marginalidade e inseri-lo socialmente através do esporte. Isto é gratificante e não há dinheiro que pague”, declarou Antônio Guedes.O secretário de Esportes de Campina Grande, Teles Albuquerque, afirmou que existe uma preocupação constante, da gestão Romero Rodrigues, com os espaços esportivos da cidade e a Vila Plínio Lemos tem recebido esta atenção. Por isso, sempre tem trazido resultados excelentes e o Karatê, é a prova disso.
“Estes atletas, juntamente com o professor Guedes, mostram a importância da Vila Plínio Lemos na formação de campeões e cidadãos para a vida e também o pleno funcionamento do espaço com esta e tantas outras modalidades esportivas”, concluiu Teles Albuquerque.
Fonte: Codecom