Focotran reuniu representantes de 26 Conselhos Estaduais de Trânsito de todo o País
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), participou do XIV Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito (Focotran), realizado de 29 a 31 de março, em Vila Velha, no Espírito Santo. O evento foi promovido pelo Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito.

Representando o prefeito, Bruno Cunha Lima, e o superintendente da STTP, Carlos Dunga Júnior, participaram do evento o procurador jurídico da autarquia campinense e membro do Conselho Estadual de Trânsito da Paraíba (Cetran / PB), Gilberto Aureliano, e o advogado e integrante da assessoria jurídica da STTP, Otávio Ventura Leite.

Com anuência do colegiado do Cetran / PB, Gilberto Aureliano apresentou a ferramenta on-line JU.LI.A. (Juntas Livres do Assédio), hospedada dentro do aplicativo da STTP, o MobiCG. A ferramenta visa coibir os casos de assédio e importunação sexual nos ônibus que fazem parte do sistema de transporte público coletivo de passageiros.

Os participantes do encontro reconheceram a importância da ação na proteção da mulher e solicitaram o compartilhamento da tecnologia para desenvolverem ações parecidas em seus respectivos estados.
“É de suma importância espraiarmos a experiência exitosa da JU.LI.A. para todo o Brasil de modo a incentivar que outras gestões, em nível municipal e estadual, busquem alternativas parecidas como forma de diminuir a violência contra a mulher”, observou Aureliano.
O XIV Focotran contou com a presença de Frederico Carneiro, secretário nacional de Trânsito (maior autoridade de trânsito brasileira) e de legisladores, técnicos, especialistas, secretários e dirigentes em trânsito e mobilidade urbana de todo o país.
Além da apresentação da JU.LI.A., a programação do encontro foi pautada por debates sobre a importância de vistoria veicular para segurança no trânsito; quais são os fatores impeditivos para a formação e qualificação dos mototaxistas; projetos de diminuição de mortes e acidentes no trânsito, dentre outros aspectos.
Ainda representando o Cetran / PB, participaram do Focotran, os conselheiros Ricácio Lima da Cruz, Edivaldo Cardoso, João Ferreira Furtado Neto, Max dos Santos e José Raulino da Silva.
Codecom