Festival Estudantil Temático de Trânsito inicia atividades nas escolas do Sistema Municipal de Ensino

Projeto criado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) para promover lições de educação para o trânsito entre crianças e adolescentes, o Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran) iniciou nesta terça-feira (22) as atividades deste ano nas escolas do Sistema Municipal de Ensino de Campina Grande.

A primeira a receber a visita da equipe do projeto foi a Escola Municipal Félix Araújo, localizada no bairro do Catolé. Na ocasião, os alunos assistiram desenhos animados e outros vídeos relacionados à educação e trânsito, exibidos no ônibus do Cinema Rodoviário, estacionado em frente à escola para apresentação do projeto à comunidade escolar.

Segundo o gerente do Ensino Fundamental, Enildo Pereira, esse ano o Fetran, que em Campina Grande é fruto de uma parceria entre a PRF, a Secretaria de Educação (Seduc) e a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), vai envolver 11 escolas do Sistema Municipal de Ensino.

“Após a visita da equipe do projeto, as escolas vão realizar atividades pedagógicas relacionadas ao tema do Fetran. O resultado dessas atividades será apresentado pelos alunos na culminância do Festival, que deverá ocorrer no segundo semestre”, acrescentou.  

Já o policial Francenildo Fortunato, que integra a equipe do projeto, explicou que a visita é apenas o primeiro passo das atividades que serão realizadas nas escolas até a culminância do Festival. Entre essas atividades, estão a produção de textos, promoção de palestras, sinalização do ambiente escolar e análises de dados.

“O Fetran ajuda a preparar as crianças para a convivência em grupo, porque o trânsito nada mais é do que um laboratório, uma pequena amostra daquilo que é a vida. Então, se as pessoas aprendem o respeito ao próximo, a gentileza e a importância de respeitar o outro, com certeza teremos adultos mais educados, que sabem conviver melhor em sociedade, repercutindo também no trânsito”, ressaltou.

PRÓXIMAS AÇÕES – Após a Félix Araújo receberão esta semana a visita da equipe do Fetran as escolas municipais Rotary Doutor Francisco Brasileiro (quarta-feira) e Lions Prata (quinta-feira).

Fonte: Codecom

Compartilhar