A centenária Filarmônica Epitácio Pessoa, equipamento cultural da Prefeitura de Campina Grande, gerido pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), é presença marcante na programação da Semana da Pátria 2025. O evento, iniciado na última segunda-feira (1º), na Praça da Bandeira, promove ações alusivas à Independência em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc).
Para a ocasião, a tradicional “Sá Zefinha” preparou um repertório especial. Durante toda a programação, que segue até o dia 7 de Setembro, a Filarmônica entoa os hinos municipal, estadual e nacional nos momentos de hasteamento e arriamento das bandeiras de Campina Grande, da Paraíba e do Brasil, ocorridos a partir das 7h na Praça da Bandeira.
O principal momento de apresentação será no próximo domingo (7 de setembro), quando a Filarmônica Epitácio Pessoa participará do desfile cívico em Campina Grande, a partir das 7h, na cidade Rainha da Borborema, e também no período da tarde, no distrito de Galante. Na ocasião, a Centenária apresentará, além dos hinos, dobrados militares e marchas que vão embalar o desfile cívico.
A participação da “Sá Zefinha” não se limita à programação oficial da rede municipal. A Filarmônica também foi convidada para se apresentar em escolas da rede privada da cidade, integrando as atividades promovidas por essas instituições em homenagem à Independência do Brasil.
Encerrando o calendário cívico, a Filarmônica Epitácio Pessoa se apresentará no dia 14 de setembro, durante o desfile no distrito de São José da Mata, reafirmando sua tradição e importância na vida cultural e histórica de Campina Grande.
Codecom