Dezesseis profissionais do Procon de Campina Grande estão participando do “Curso de Fiscalização das Relações de Consumo”, promovido pelo Fórum dos Procons da Região Nordeste, a partir desta terça-feira (6). O treinamento acontece de forma híbrida (presencial e remota), através de aula expositiva dialogada, com discussão de legislações e estudos de casos. “O curso é dividido em três módulos, que serão realizados nos dias 6, 14 e 21 deste mês”, informou o gerente de fiscalização do Procon campinense, Yuri Aires.

O treinamento, promovido pelo Fórum, conta com a parceria do Procon da Paraíba e está sendo realizado por meio da plataforma Google Meet para 174 agentes fiscalizadores e, excepcionalmente, 38 participantes presenciais – devido ao período de pandemia. A modalidade presencial acontece na sede do Procon-PB, em João Pessoa. Do Procon-CG, estão participando o gerente de Fiscalização, 13 fiscais e dois assistentes, no modo remoto.
Curso
O Curso de Fiscalização das Relações de Consumo tem o objetivo de informar, orientar e capacitar os agentes fiscais para normas e procedimentos utilizados na condução de suas ações fiscalizatórias nos mais variados segmentos, enfocando a ética profissional, a uniformização de procedimentos das relações de consumo e facilitando o trabalho desenvolvido sugerindo rotinas, modelos, formulários, checklists, com fito de um trabalho proativo.
“Essa capacitação é muito importante porque fomenta a reciclagem operacional dos nossos agentes fiscalizadores tanto com relação ao trabalho no dia a dia com os consumidores quando com os fornecedores de produtos e serviços”, ressaltou Yuri Aires, acrescentando que a iniciativa educativa faz parte da linha de atuação implementada pelo coordenador do órgão, Saulo Muniz, que prioriza a educação como a base para todas as relações de consumo.
Codecom