FOCO NO CONCURSO: História de Campina Grande será contada em série de vídeos na TV Campina na Escola

A proposta é que o conteúdo sirva de estudos para os inscritos no concurso da Prefeitura

A programação cultural deste domingo, 05, da TV Campina na Escola vai exibir uma série de vídeos sobre a história de Campina Grande. O material é dividido em cinco episódios que abordam os aspectos históricos, culturais e econômicos da Rainha da Borborema. O foco é que o conteúdo sirva de estudo para os inscritos no concurso da Prefeitura, cujas provas serão no dia 19 de dezembro.

A série intitulada “O Melhor da História de Campina Grande” foi produzida pelo jornalista e produtor digital, David Dhuan, diretor do canal no Youtube “O Descobridor”. A reprodução em TV aberta será no canal 3.2, a partir das 8h, logo após o resumo da programação do domingo passado.

Com relação ao conteúdo de cada episódio, a série traz como conteúdo inicial a história de Vergniaud Wanderley, que foi prefeito da cidade nas décadas de 1930 e 1940. No segundo episódio a abordagem é sobre Severino Cabral, também ex-prefeito, deixando como um dos maiores legados a construção do teatro municipal que leva seu nome.

Já no terceiro episódio, os estudantes poderão acompanhar tudo sobre a chamada era de ouro do algodão, quando Campina se tornou a segunda maior exportadora de algodão do mundo. A série traz em seu quarto episódio o acervo “Art Deco” e finaliza o conteúdo mostrando aspectos do desenvolvimento urbano da cidade, no quinto episódio.

Para a coordenadora de Educação Patrimonial da Seduc, Giovanna Aquino, o material resume de uma forma clara e compreensível os principais momentos que contam a história da cidade.

“Além de produções muito ricas de diversos lugares do estado da Paraíba, é possível encontrar também na linguagem jornalística variadas produções sobre a História de Campina Grande, destinada ao público em geral, desde os discentes, docentes e até concurseiros” destacou

Programação dia 05 de dezembro

01 – Abertura da 46ª Edição do Festival de Inverno de Campina Grande Coordenação geral do evento Eneida Agra Maracajá

Realização: Prefeitura Municipal de Campina Grande e Instituto Solidarium.

Evento Cultural

02 -Espetáculo A Feira (2014)

Realização: O Balé Cidade de Campina Grande

Apresentação cultural

03 – Só sei que foi assim, os 20 anos do Auto da Compadecida

Direção: Lucas Constantino

04 – Lampião e o cimento

Direção geral: Diassis Pires

Drama

05 – Hino de Campina Grande

Direção: Carlos Alberto Xapeu

Produção: Xapeu vídeos

Musical com imagens

06 -Premiações Campina Grande “Cidade Criativa” na categoria de “Artes Midiáticas” da @unesco

Instituto Aquila de “Cidades Excelentes” na categoria “Educação”.

Publicidade institucional

07- História De Campina Grande – Vergniaud Wanderley.

Série Especial O Melhor Da História de CG – Episódio 1

Direção: David Dhuan Produções

08 – Canário e Caboclo

Programa Poemus

Apresentação: Jorge Ribas

Entrevista Cultural

09 – CAMPINA GRANDE: PASSADO, PRESENTE E FUTURO. História, Turismo, Urbanismo e Curiosidades. Parte 1

Direção: David Dhuan Produções

Canal: O descobridor

10 -Jurema: Raízes Etéreas

Direção: Marcos Alexandre dos Santos Albuquerque

Documentário etnográfico

11 – Acessibilidade Curso de Jornalismo UEPB

Direção geral: Luiz Felipe Bólis

Documentário cinematográfico

12- Campina Grande – O Espelho Reluzente. Amanhecer, Anoitecer E Madrugada. Time Lapse

Direção: David Dhuan – Canal O descobridor

Documentário publicitário

13 – Cultura Digital

Programa Vamos aprender

Documentário educativo

14 – Cavalo-Marinho

Produção: Cláudio Rabeca Apoio: Iphan/CNFCP

Documentário histórico e cultural.

Codecom