Iniciativa discute ações para melhoria da Educação Pública
O secretário de Educação Raymundo Asfora Neto realizou na manhã desta quarta-feira, 19 de maio, a abertura da eleição do Fórum Municipal de Educação Básica de Campina Grande. Com a reativação das atividades, os membros escolheram o professor Moisés Alves da Silva como novo coordenador do Fórum, que conta com a participação de entidades, entre instituições de ensino, sindicato, instituições sociais, sociedade civil, profissionais de Educação e pais de alunos, entre outros.
Para o secretário, a grande importância do Fórum está na diversidade de entidades participantes. “Em que pese vários integrantes já terem participado deste Fórum em outro momento, nesta nova etapa, com o cenário da pandemia e pós pandemia, muitos desafios estão postos e será de fundamental importância construir ações de forma coletiva e plural com o único objetivo de melhorar a educação pública”, disse durante a abertura.
Para a secretária executiva de Educação do município, Socorro Siqueira, o funcionamento do Fórum é de extrema importância, porque vai engajar todos os setores no acompanhamento das metas do Plano Municipal de Educação.
“O Fórum Municipal Permanente de Educação Básica foi instituído para atender a Meta 7 do Plano Municipal de Educação (PME) e tem como finalidade acompanhar e avaliar as políticas de educação, planejar e coordenar as conferências de educação do município, além de divulgar as suas deliberações e promover as articulações necessárias. Acontecendo dentro do Fórum, além das discussões necessárias, teremos também um acompanhamento do Plano Municipal de Educação, através de um monitoramento contínuo sobre a execução do PME e o cumprimento de suas metas, garantindo como método o planejamento educacional e a democracia como fundamento”, disse.
De acordo com o coordenador eleito para o Fórum Municipal de Educação Básica de Campina Grande, Moisés Alves da Silva, será a elaboração de um regimento, que estabeleça as responsabilidades de todas as instituições envolvidas, além de propor novas parcerias.
“Nós vamos propor parcerias com instituições para ampliar o fórum, manter discussão com a Secretaria Municipal de Educação, com a Universidade Federal da Paraíba, com a Universidade Federal de Campina Grande, com a Universidade Estadual, com o Sintab, com instituições como Sesi, Instituto Alpargatas, Secretaria de Cultura, Secretaria de Ação Social, porque a Educação é abrangente e sobretudo feita para o aluno. O grande objetivo da Educação é transformar. O Fórum será um cérebro e instrumento de ação para dizer aquilo que precisamos dizer. Que Campina é uma incubadora natural de pessoas pensantes e relevantes”, afirmou.
Estiveram presentes na eleição do Fórum representantes de entidades, como a Polícia Militar, Conselho Municipal de Educação, Universidade Estadual da Paraíba, Instituto Federal da Paraíba, Secretaria de Educação do Município, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Escola Sesi, Gerência Regional de Educação do Estado, Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais, além de representação de pais e de alunos.
Codecom