Um nascimento transformou esta segunda-feira, 4, de uma família paraibana e de vários profissionais de saúde, em uma data especial. A assistente social Larissa Magalhães deu à luz a pequena Laura dentro de uma ambulância na Unidade de Pronto Atendimento Dr. Raimundo Maia (UPA Alto Branco), em Campina Grande.
A gestante, que trabalha em Recife (PE) e veio para Lagoa Seca há um mês para ter a filha no ISEA, sentiu contrações por volta das 6h da manhã e chamou a ambulância. No trajeto para o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida, a criança começou a nascer e o condutor parou na UPA Alto Branco, onde as equipes da unidade realizaram o parto ainda dentro do veículo.
“Eu fiquei sabendo que tinha uma gestante na ambulância entrando em trabalho de parto. Fomos três médicos e a equipe de enfermagem. O parto foi feito lá na ambulância porque ela já estava em trabalho expulsivo e logo após trouxemos ela e o bebê para a ala amarela e depois encaminhamos para o ISEA”, disse a médica Rayssa Gadelha, que é coordenadora clínica da UPA Alto Branco.
O nascimento estava previsto para acontecer no dia 5 de março. “É uma emoção que a gente não consegue descrever, que a gente esquece até da dor. Quando passa que você vê aquele seu pedaço nos seus braços é uma dádiva do Senhor”, disse a mãe.
“A bebê era bem grandona, já nasceu ativa, abriu o olho, chorando… Nós respeitamos bem a hora de ouro, colocamos o bebê no peito para mamar, estimulamos, então foi incrível. Toda equipe fica emocionada, teve choro, todo mundo queria tirar foto com a mãe, foi uma emoção muito grande para todos nós aqui da UPA Alto Branco”, disse a médica.
Codecom