A Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande (Seduc) promoveu, na manhã desta quarta-feira, 28, uma visita com os gestores municipais ao Cinema da Educação. A iniciativa teve como objetivo apresentar o andamento das obras do espaço, que representa um marco para a política educacional e cultural do município.
O gestor Márcio Rodrigues pontuou os benefícios que o cinema trará para a educação municipal: “Quando você tem um equipamento atrelado à cultura e à educação só tem a enriquecer, seja em qualquer momento da história. A gente vê um prédio como esse sendo revitalizado, revitaliza-se também a esperança de que a cultura e a educação trazem muitos resultados. A gente ouviu a explicação dos engenheiros de que nesse local aqui teremos a biblioteca e, como educador, eu já consigo imaginar um aluno lendo uma obra literária e essa mesma obra sendo apresentada no teatro. Então eu vejo que essa união só tem a enriquecer”, disse
Além dos gestores, participaram da visita o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, o secretário municipal de Educação, Raymundo Asfora Neto, e a secretária executiva da pasta, Socorro Siqueira. Durante o encontro, os gestores puderam acompanhar de perto o desenvolvimento da obra e conhecer os detalhes do andamento do projeto, que promete transformar a relação dos estudantes com a educação e a cultura.
Em seu discurso, o prefeito Bruno anunciou a prorrogação do contrato da gestão dos gestores municipais por mais um ano, reafirmando a confiança no trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos anos. Bruno Cunha Lima também destacou a política de valorização profissional adotada pelo município, ressaltando o reajuste salarial de 6% concedido aos professores efetivos, percentual superior ao reajuste nacional de 5,4%.
O secretário de Educação Asfora Neto destacou a importância de apresentar a obra aos gestores escolares: “Trouxemos os gestores para conhecerem mais de perto o Capitólio da Educação, o primeiro cinema destinado a estudantes da rede pública de ensino do nosso País. Compartilhar isso de perto com cada um que constrói a educação em cada escola e em cada creche é um momento ímpar. Olhamos a biblioteca que está sendo construída, as salas multinacionais, o espaço para exposição de quadros e lançamentos de livros, o auditório para formações. É um momento muito especial”, disse o secretário.
A previsão é que o Cinema da Educação seja inaugurado ainda no primeiro semestre de 2026, beneficiando diretamente cerca de 40 mil estudantes. Com a entrega do equipamento, Campina Grande passará a contar com o primeiro cinema do Brasil destinado exclusivamente a estudantes da rede pública municipal.
O espaço contará com biblioteca moderna, salas multiuso, cineteatro com capacidade para 250 espectadores, praça de alimentação, camarins, banheiros e outras áreas planejadas com foco em acessibilidade, conforto e modernidade. A proposta é que o espaço se consolide como um novo polo cultural e educacional da cidade, ampliando o acesso à cultura e fortalecendo as ações pedagógicas desenvolvidas no município.
Codecom









