Nas ações preparatórias para a 40ª edição do Maior São João do Mundo, a Gerência de Vigilância Sanitária (Gevisa) vem ampliando as inspeções em estabelecimentos que comercializam alimentos em Campina Grande. Até o momento já foram mais de 100 estabelecimentos entre lanchonetes, bares e restaurantes de espaços comerciais, shoppings, terminais rodoviários, feiras, Vila do Artesão e ruas centrais da cidade.
Nas fiscalizações realizadas até então, não houve aplicação de nenhum auto de infração e não foram identificadas grandes irregularidades, como comercialização de produtos fora do prazo de validade. As pequenas inconformidades sanitárias verificadas foram notificadas para que os proprietários dos estabelecimentos façam as correções antes do início das festividades.
“No mês de junho devemos receber milhões de turistas e o objetivo dessas ações é resguardar a saúde dos habitantes da cidade e dos visitantes. Felizmente os comerciantes estão dentro das normativas, precisando de adequações em casos pontuais. Vamos seguir orientando e fiscalizando durante todo este período de prévias da festa junina e no decorrer do São João”, disse a gerente da Gevisa, Betânia Araújo.
Curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos – Além das fiscalizações e das ações educativas nos estabelecimentos, no próximo dia 17 de maio, quarta-feira, a Gevisa vai realizar um curso de boas práticas na manipulação de alimentos para comerciantes que vão atuar diretamente na festa de São João, como no Parque do Povo. O curso acontece no Teatro Municipal Rosil Cavalcanti.
A Gevisa também terá um espaço físico no Parque do Povo para a população denunciar possíveis casos de irregularidades, bem como para que os inspetores possam fazer trabalho educativo e de fiscalização. A população e os comerciantes também podem buscar informações, orientações e realizar denúncias pelo protocolo do campinagrande.1doc.com encaminhado para os setores da Gevisa.
Codecom