Com o objetivo de promover bem-estar e práticas saudáveis no ambiente de trabalho, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), iniciou um projeto de ginástica laboral para os servidores da autarquia.




O “Projeto Esticação” é idealizado pelo agente de trânsito, Alisson Pablo, que também é educador físico, e consiste em realizar atividades diversas durante o expediente para prevenir lesões, promover saúde e, consequentemente, potencializar a prestação do serviço público por parte dos colaboradores.
As atividades acontecem todas as terças e quintas-feiras, em todos os turnos, já que há colaboradores de plantão 24h por dia na STTP. Cada grupo de funcionários passa por quinze minutos de atividades nos dias do “Projeto Esticação”, o que não prejudica em nada o atendimento externo e o andamento administrativo da autarquia.
O superintendente da STTP, Carlos Dunga Júnior, explica a importância do projeto. “Procuramos valorizar o servidor de carreira com suas expertises diversas, conciliando sempre com sua responsabilidade no setor de origem. É comprovado cientificamente que a prática de ginástica laboral contribui para que os trabalhadores sejam mais saudáveis e sintam-se mais conectados com o serviço. A partir disso, quem é beneficiada é a população que vai ser melhor atendida por funcionários satisfeitos no ecossistema laboral”, dissertou o gestor.
A ginástica Laboral é feita no ambiente de trabalho com exercícios de curta duração (entre 10 e 15 minutos). As atividades, que utilizam técnicas de alongamento, correção postural e respiração, evitam doenças ocupacionais e o surgimento de dores e lesões. Adiciona-se a tudo isto o momento positivo de integração entre os colegas, o que produz relações sadias no local trabalho.
Codecom