A Guarda Civil Municipal encerra em outubro, o segundo ciclo de palestras da ROPE – Rondas Preventivas Escolares – por uma cultura de Paz nas Escolas. As atividades do projeto começaram no primeiro semestre de 2018, na Escola Municipal Roberto Simonsen, localizada no bairro São José, cerca de 60 alunos formaram a turma pioneira.Em decorrência do sucesso obtido, o projeto voltou este ano com a ampliação do número de escolas e assim vai contemplar um quantitativo maior de alunos, aproximadamente 200 no primeiro semestre, neste segundo ciclo de 2019, a perspectiva Guarda Civil Municipal é atender 400 do Sistema Municipal de Ensino.
O coordenador da Guarda Civil Municipal, Rodolfo Emanuel, destaca que “segurança pública também se faz na conscientização, por isso é importante irmos até as escolas e trabalharmos essa temática com os estudantes. Nesse sentido, a gente estará proporcionando uma contribuição gigante na segurança pública e na formação cidadã de crianças e adolescentes”.
Cada ciclo conta com 10 palestras abordando os seguintes temas: ROPE: por uma cultura de paz nas escolas; Apresentação da instituição Guarda Municipal; Violência Física, Verbal e Psicológica;Criminalidade; Vandalismo; Desacato; Furto e outros; Drogas lícitas e ilícitas; Ética e Cidadania; Direitos e deveres da criança e do adolescente; MOTIVAÇÃO: A sociedade do futuro. Além de uma gincana abordando o tema “Aprender a conviver em grupo”.
Ao final do ciclo de palestra é realizada uma confraternização entre as escolas participantes e alunos para a entrega dos Certificados de participação. O evento contará com a presença do secretário de Educação, representante do Gabinete do Prefeito, de pais ou responsáveis pelos alunos.
Após o encerramento do ciclo de palestras, o projeto continua com a Guarda Municipal fazendo o acompanhamento nas escolas, na entrada e saída dos estudantes, propiciando um ambiente seguro e uma sensação de segurança.
Fonte: Codecom