Guarda Civil Municipal encerrou nesta quinta-feira segundo ciclo de palestras da ROPE

Na manhã desta quinta-feira, 30, no Teatro do Sesc Centro, a Guarda Civil Municipal encerrou o segundo ciclo de palestras da ROPE – Rondas Preventivas Escolares – por uma cultura de Paz nas Escolas. Foi realizada a entrega de certificados a alunos das escolas municipais Lions Prata, Dr. Chateaubriand, Santo Antônio – Promoção Humana, Advogado Otávio Amorim e Tiradentes.

As atividades do projeto foram iniciadas no ano passado, na Escola Municipal Roberto Simonsen, localizada no bairro São José, com aproximadamente 60 alunos. Em face ao sucesso obtido, a ROPE voltou neste ano, com ampliação do número de escolas. O projeto é dirigido para os alunos na faixa etária de 10 a 12 anos, funcionando no contra turno de suas aulas.imagemA ROPE atua no enfrentamento das causa geradoras de problemas relacionadas à violência e criminalidade nas escolas, promovendo ações permanentes de prevenção e combate às drogas e proteção da cidadania.

O programa propõe ações articuladas, que fiscalizem e busquem assegurar, com absoluta prioridade, a proteção integral das crianças, adolescentes e jovens de Campina Grande a partir das escolas municipais.

O grupamento de Guardas Municipais é destinado a executar o patrulhamento ostensivo, realizado com automóveis, e desenvolver um trabalho com a comunidade escolar através de palestras, panfletagens e orientações.

O projeto é coordenado pela guarda civil municipal Shaiene e tem como instrutores os guardas Daniela Ivna, Valberlândia, Arakozziane, Normélio Lêdo, Monaliza, Josias Rocha, Roberto Alcântara, Cledsom (gerente operacional) e o coordenador da Guarda Civil Municipal, Rodolfo Emanuel.

A solenidade de entrega dos certificados aos alunos das escola municipais foi coordenada pela Guarda Municipal e contou com a presença da secretária municipal de Educação, Iolanda Barbosa, que na oportunidade representou o prefeito Romero Rodrigues.

Também estavam presentes o representante da Câmara Municipal, sargento Neto; o gerente de Ensino Fundamental da Seduc, Enildo Pereira; os professores Flávio Licarião (E.M. Lions Prata), Ivonete Sabino (E.M. Dr. Chateaubriand), Maria Goreti Barros (E.M. Santo Antônio – Promoção Humana) e Marluce do Nascimento (E.M. Adv. Otávio Amorim), e o representante do secretário Chefe de Gabinete.

O coordenador da Guarda Municipal entregou um troféu aos convidados da solenidade e informou que o projeto terá continuidade no segundo semestre letivo.