Guarda Civil Municipal inicia segundo ciclo de palestras da ROPE

A Guarda Civil Municipal iniciou este mês, o segundo ciclo de palestras da ROPE – Rondas Preventivas Escolares – por uma cultura de Paz nas Escolas. As atividades do projeto começaram no primeiro semestre de 2018, na Escola Municipal Robberto Simonsen, localizada no bairro São José, cerca de 60 alunos formaram a turma pioneira.

Em decorrência do sucesso obtido, o projeto está de volta com a ampliação do número de escolas e assim vai contemplar um quantitativo maior de alunos, aproximadamente 200. Participam desta segunda etapa as seguintes escolas: Santo Antônio – Promoção Humana, Tiradentes, Dr. Chateaubriand, Lions Prata e Advogado Otávio Amorim.

Na quarta-feira, dia 13, a aula inaugural foi conduzida pelos Guardas Municipais de forma didática e lúdica, apresentando o projeto e o cronograma semestral, para alunos, pais, professores e todo o corpo acadêmico das escolas, Santo Antônio – Promoção Humana, Tiradentes e Dr. Chateaubriand.

Nesta quinta-feira,, dia 14, as atividades foram desenvolvidas nas Escolas Municipais Lions Prata e Advogado Otávio Amorim. O projeto é dirigido para os alunos na faixa etária de 10 a 12 anos, e funcionam no contra turno de suas aulas.

 

O norte da ROPE é inserir uma filosofia de policiamento personalizado, ou sejam, apresentar uma proposta para o desennvolvimento de um projeto que possa ampliar o modelo de atuação da Guarda Municipal nas escolas de Campina Grande.

O grupamento de Guardas Municipais é destinado a executar o patrulhamento ostensivo realizado com automóveis e desenvolver um trabalho com a comunidade escolar através de palestras, panfletagens e orientações, a ROPE atua no enfrentamento das causas geradoras de problemas relacionados a violência e a criminalidade nas escolas, promovendo ações permanentes de prevenção e combate às drogas e proteção da cidadania.

O programa propõe ações articuladas que fiscalizem e busquem assegurar, com absoluta prioridade, a proteção integral das crianças, adolescentes e jovens de Campina Grande, a partir das escolas municipais.

De acordo com o coordenador da Guarda Civil Municipal, Rodolfo Emanuel, o projeto é coordenado pela GCM Shaiene e tem como instrutores os guardas, Daniela Ivna, Valberlândia, Arakozziane, Norm[elio Lêdo, Monaliza, Josias Rocha, Roberto Alcântara, Gledson (Gerente Operacional) e o coordenador Rodolfo Emanuel.

COMPARTILHE