A Guarda Civil Municipal (GCM), da Prefeitura de Campina Grande, apresentou nesta semana o balanço das ações desenvolvidas no primeiro semestre deste ano. Foram contabilizados 4.779 atendimentos: patrulhamentos por zona; ROPE – Rondas Preventivas Escolares; Ronda da Mulher; capacitações; cursos; ações durante o Natal Iluminado e eventos; atendimento 153; ocorrências e o apoio à Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP).
Para o coordenador da Guarda Municipal, Roberto Alcântara, a equipe dispõe de diversos mecanismos para o enfrentamento à violência, operando mediante um modelo de atuação preventiva.
A GCM utiliza técnicas de uso progressivo e diferenciado da força, além de promover a mediação de conflito, a cultura de paz, da proteção ao patrimônio público dos munícipes, dos bens, serviços e instalações, para garantir a ordem pública com respeito à cidadania e integração comunitária.
Patrulhamento Setorial
Para uma melhor atuação, o patrulhamento preventivo, executado pela Guarda Municipal foi dividido por zonas, de maneira que as guarnições em serviço possam criar vínculos com a comunidade e prestar um serviço de excelência nos padrões estabelecidos pela doutrina de Policiamento Comunitário.
Essa metodologia de distribuição de serviço está em constante aperfeiçoamento e pode sofrer alterações, dependendo das necessidades da comunidade ou da administração pública.
Nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano, o patrulhamento setorial registrou 2.155 atendimentos, sendo 948 na zona central; 646 na zona leste; 353 na zona oeste e 208 na zona sul.
Rondas Preventivas Escolares (ROPE): Foram registrados 215 atendimentos. Sendo 60 na zona Sul; 76 na zona oeste e 79 na zona leste.
Ronda da Mulher (RDM): Contabilizados 394 atendimentos, sendo 68 em janeiro; 162 em fevereiro e 164 em março. Os indicadores são das atividades desempenhadas por meio de patrulhamento durante o primeiro trimestre de 2025, incluindo a Ronda da Mulher, patrulhamento por zonas, Natal Iluminado e atividades carnavalescas, totalizaram 2.997 atendimentos.
Segundo trimestre
No comparativo entre o primeiro e o segundo trimestre, com relação ao Patrulhamento por Zonas, foi registrada uma redução no atendimento nas regiões das Zonas Oeste, Sul e Leste em relação à Zona Centro.
A variação pode ser justificada por conta da realização do São João, no último mês de junho. No primeiro trimestre foram registrados 2.155 atendimentos (nas Zonas Oeste, Sul e Leste), e no segundo trimestre 1.782.
Atendimentos na ROPE – Rondas Preventivas Escolares: Agora reduzidas, por conta do recesso escolar. Foram 72 atendimentos na zona leste; 62 na zona oeste e 60 na região sul da cidade. Sendo 215 ações nos três primeiros meses do ano e 194 atendimentos de abril a junho.
Atividades durante O Maior São João do Mundo
Desde 2012, a GCM tem sido convocada para garantir segurança aos eventos d’O Maior São João do Mundo, em seus mais variados polos, dispersos pela cidade. Neste ano, as solicitações resultaram em 289 atendimentos, no período de 30 de maio a 6 de julho.
Durante a festa, 16 polos festivos foram contemplados: ‘Forró sim, assédio não’; Casamento Coletivo; policiamento Catolé de Boa Vista; Centro Integrado de Comando e Controle; Matutrilha; Cidade Cenográfica; Saída Delas; Pirâmide; Parque Evaldo Cruz; Posto Médico; Policiamento São José da Mata; Policiamento em Galante; Namoradrilha; Terminal de Integração de Passageiros; Vila do Artesão; Corrida da Fogueira. Nessas áreas foram contabilizados 289 atendimentos.
No São João deste ano foi registrado um aumento de 86 atendimentos em relação ao São João de 2024. A variação foi justificada porque, em 2025, ocorreu um aumento dos pontos atendidos, como o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), Saída Delas, Matutrilha e o Posto Médico.
Tipos de Ocorrências
Entre as ocorrências estão: violência doméstica; apreensão de droga semelhante à cocaína; apreensão de droga semelhante à maconha; apreensão de substância inalante (loló); ameaça e desacato; condução das vítimas de roubo à delegacia; aglomeração de pessoas com trocas de empurrões e tapas; agressão da vítima pelo companheiro; apreensão de droga com menor de idade (substância semelhante à maconha).
Outro caso foi de uma mulher que abordou a guarnição da GCM informando que estava sendo perseguida por um homem. Ele foi abordado e ambos encaminhados à autoridade policial.
Codecom