A noite da sexta-feira (08), em Campina Grande, foi projeto marcada pelo 14º Seminário ‘Capoeira – Educação e Cultura Afrobrasileira’, realizado no anexo da Secretaria de Educação – Seduc, no centro da cidade. O evento fez parte da 7ª Semana Municipal da Capoeira, de Campina Grande.
Professores e alunos de capoeira das mais de 100 escolas do município participaram do evento, que também contou com a participação da gerente de ensino fundamental da cidade, Adriana de Sá. “É muito gratificante ter essas pessoas se dedicando para algo que engrandece e muito a educação de Campina Grande. São projetos como esse que mostram que a nossa história existe. Nós que fazemos a secretaria somos muito felizes com as vidas que são mudadas por esse projeto”, destacou ela.
Na oportunidade, também foram realizadas algumas homenagens a apoiadores do projeto ‘Capoeira nas Escolas’, como ao diretor do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo, através do ‘Troféu Berimbau de Ouro’, de Salvador. “Gratidão pelo reconhecimento da prefeitura, não só através desse prêmio que recebi, mas, principalmente, através da amizade que fizemos. Muito orgulho do que estamos fazendo há anos aqui em Campina, e que o projeto continue por anos e anos, levando educação de qualidade pras pessoas e transformando vidas”, ressaltou Berivaldo.
Outra homenagem realizada foi ao palestrante da noite, Antônio Cardoso Andrade, mais conhecido como Mestre Brasília. Pioneiro da capoeira em São Paulo, ao lado do Mestre Suassuna, Brasília é compositor de diversas músicas de vários ritmos brasileiros e escritor de livros, contando a história sobre essa expressão cultural, a capoeira. “Campina Grande está de parabéns. Que coisa linda é ver a capoeira, que me dediquei anos para difundir, ser tão bem trabalhada e vivida aqui no interior da Paraíba”, comentou o palestrante.
Para o idealizador do projeto, Mestre Pequeno, o evento abrilhanta ainda mais uma semana especial pra cidade. “Campina foi reconhecida, pelo RankBrasil, como a cidade do maior projeto de capoeira nas escolas no país, abrangendo cerca de 14 mil alunos em todas as escolas do município. Isso é orgulho para todos nós que nos dedicamos a algo que vai além da capoeira. Somos educação, esporte, cultura, saúde e tudo que essa arte transmite de bom”, disse o mestre.
A 7ª Semana Municipal da Capoeira de Campina Grande termina neste sábado (09), com a realização de várias rodas de capoeira espalhadas por diversas localidades nas imediações do centro da cidade. O projeto ‘Capoeira nas Escolas’ abrange 100% das escolas do município, envolvendo cerca de 14 mil crianças e adolescentes por ano.
Codecom